Reitores da UFPel e IFSul expuseram situação diante do bloqueio recente dos recursos
Por César Soares 06-12-2022 | 19:41:35
A prefeita Paula Mascarenhas esteve reunida, na tarde desta terça-feira (6) com os reitores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Isabela Andrade e Flávio Nunes, respectivamente. O encontro foi para apresentar à prefeita a situação de bloqueio dos recursos das instituições federais de ensino que inviabiliza pagamentos de uma série de contratos e despesas de custeio como as bolsas de auxílio aos estudantes, o que consequentemente gera impacto negativo na economia local.
Durante a reunião os reitores, acompanhados dos demais integrantes do Comitê de Crise - criado na manhã desta terça - detalharam a situação dos bloqueios de recursos orçamentários e financeiros por parte do Ministério da Economia, na última quinta-feira. A medida atinge diretamente em torno de quatro mil estudantes de graduação e pós-graduação da UFPel. A maior preocupação, segundo a reitora, é com o pagamento das bolsas e auxílios estudantis que deveriam ter sido pago na segunda-feira (5), o que não foi possível devido ao bloqueio.
Ao todo, entre os compromissos das duas instituições, são valores em torno de R$ 15 milhões que deixam de circular na cidade. "É uma situação mais grave do que parecia inicialmente porque não só cortes foram feitos como todo o financeiro foi recolhido, estão sem liquidez nenhuma para quitar os compromissos, isso é gravíssimo e, obviamente, muito preocupante para a economia do município que já vem combalida pela queda da arrecadação do ICMS, com impacto de quase R$ 60 milhões para esse ano. E agora, esse recurso que seria injetado na economia deixa de vir, isso é muito negativo. Estou ao lado das instituições, me coloco à disposição e assumo o compromisso de lutar na busca de alternativas", disse Paula.
Acompanhando os reitores estavam os pró-reitores da UFPel de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Ferreira Júnior; de Assuntos Estudantis, Rosane Brandão; de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro; a coordenadora de Inclusão e Diversidade, Airi Sacco e o assessor do Gabinete da Reitoria, Marco Aurélio Romeu Fernandes. A chefe de gabinete da prefeitura, Kelli Baum, também participou da reunião.