Prefeita participou de painel sobre boas práticas municipais para construção de uma política de prevenção e segurança pública

Paula apresenta o Pacto Pelotas pela Paz no Connex

Prefeita participou de painel sobre boas práticas municipais para construção de uma política de prevenção e segurança pública
Por Álvaro Guimarães 14-03-2024 | 17:12:14
Tags: violência, Connex, Pacto Pelotas, prevenção

Ao lado dos consultores Alberto Koppitke e Tâmara Biolo Soares do Instituto Cidade Segura, a prefeita Paula Mascarenhas participou de um painel, durante o segundo dia do Connex Pelotas, nesta quinta-feira (14). A gestora falou sobre boas práticas na constituição de uma política de segurança pública e prevenção à violência, e o caso apresentado foi o Pacto Pelotas pela Paz. 

Prefeita fez um resgate da história do Pacto Pelotas pela Paz e apresentou os resultados do trabalho iniciado em 2017 (Fotos: Michel Corvello)

Na apresentação do painel, Koppitke destacou a importância da prefeita na consolidação das políticas públicas que resultaram em uma redução da taxa de homicídios na cidade de 34 para cada cem mil habitantes para 10,2 para cada cem mil, e transformou a cidade na mais segura do RS e a mais segura do Brasil entre municípios acima de 250 mil habitantes. “Paula teve coragem de assumir o tema da segurança e enfrentá-lo a partir de uma visão técnica", diz.

Koppitke ressaltou, ainda, estudos estatísticos que mostram que as políticas implantadas pelo Pacto Pelotas pela Paz desde seu lançamento em 2017 salvaram 248 vidas, que de acordo com os dados de homicídios, anteriores ao período, vitimaram principalmente jovens com menos de 25 anos. 

“O prefeito tem que se preocupar com segurança pública porque a gestão municipal tem papel no enfrentamento da violência, pois é no município que as políticas públicas falharam e deram origem a violência, além disso a mão de obra cooptada pelo tráfico sai dos locais onde as políticas públicas municipais falharam”, avaliou Paula. 

A prefeita destacou que o Pacto foi consolidado coletivamente e que antes de seu lançamento efetivo foram realizadas mais de cem reuniões com as forças de segurança, Legislativo e sociedade e, ainda, uma pesquisa de opinião que apontou a redução do número de homicídios como uma prioridade da população naquele momento.

O resultado do trabalho iniciado em 2017 segue presente no cotidiano dos pelotenses até hoje, não apenas em uma cidade mais segura onde os casos de roubos a pedestres, estabelecimentos comerciais e transporte coletivo caíram aproximadamente 80%, mas também na forma de mais de 50 projetos de prevenção social desenvolvidos desde então e que têm, em seu foco principal a oferta de oportunidades para os jovens e consolidação de políticas públicas capazes de assegurar mais qualidade de vida para a população e aumentar a presença do Poder Público nas áreas mais suscetíveis à violência. 

“A segurança pública tem a ver com gente, paz, cultura, oportunidades para os jovens, desenvolvimento econômico. Então está ligada a tudo que interessa. Ao falar na redução da violência, estamos falando de preservação e transformação de vidas”, afirmou a prefeita.    

Quem faz o Connex

O Connex/Reflexões sobre o futuro das cidades é uma realização da Prefeitura de Pelotas e da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos e conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Detran/RS e dos bancos Banrisul, BRDE e Itaú. O evento tem o apoio da Embaixada da Colômbia no Brasil, da Universidade Senac Pelotas, Sebrae, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), da Fundação Van Leer, da Peace in Our Cities, da Coalizão Brasileira Pelo Fim da Violência e da Vetorial Internet.

Quem apoia o Connex

O Connex/Reflexões sobre o futuro das cidades conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Detran/RS e dos bancos Banrisul, BRDE e Itaú. O evento tem o apoio da Embaixada da Colômbia no Brasil, da Universidade Senac Pelotas, Sebrae, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), da Fundação Van Leer, da Peace in Our Cities, da Coalizão Brasileira Pelo Fim da Violência e da Vetorial Internet.

Notícias Relacionadas

Inscrições para a PND abrem na próxima segunda-feira

Inscrições para a PND abrem na próxima segunda-feira

Marroni participa da abertura do Robopel 213

Marroni participa da abertura do Robopel 213

SME entrega certificados de conclusão do curso de gestão

SME entrega certificados de conclusão do curso de gestão

SME sedia seminário sobre Leitura e Escrita na Educação Infantil

SME sedia seminário sobre Leitura e Escrita na Educação Infantil