Outras dez unidades erguidas em parceria entre município e governo do estado estão previstas para estarem prontas em janeiro
Por Roberto Ribeiro 31-12-2024 | 16:40:13
A prefeita Paula Mascarenhas fez a entrega de duas casas na Vila Farroupilha na tarde desta terça-feira (31), véspera de Ano Novo. As moradias fazem parte da parceria entre o governo do Estado e o Município por meio do programa A Casa é Sua, em que as obras são construídas com recursos estaduais. Do total, 30% é viabilizado pela Prefeitura. Outras dez unidades estão previstas para estarem à disposição dos contemplados em janeiro.
“Estou fechando o ano com uma das entregas que mais me toca o coração”, disse a chefe do Executivo durante a agenda. Conforme ela, as duas primeiras unidades concluídas foram entregues a duas famílias bastante carentes por moradia. Uma delas, Paloma Duarte Gonçalves, que havia ficado desalojada na enchente e até esta terça-feira estava em um abrigo com os três filhos, todos crianças e com necessidades especiais. Até a crise climática de maio, vivia em uma casa sem banheiro no balneário Valverde. Sua vizinha, também contemplada, será a estudante de Letras da UFPel, e atualmente desempregada, Ana Nicole Vasconcelos. Ela morava na beira do canal Santa Bárbara, nas proximidades da Vila Farroupilha, em condições também precárias, e, assim como Paloma, foi atingida pelas chuvas de maio. “Vão morar em um lugar digno, numa localidade que passa por total requalificação, terão direito a viver com muito mais qualidade de vida, que é isso o que as pessoas merecem, o direito a uma vida digna - fico muito feliz de terminar 2024 desta maneira”, falou
“Parece mentira”, disse Paloma, dentro da nova casa. Ela conta que desde 2017 lutava por uma nova casa que pudesse abrigar ela, o marido e as crianças. “Agora finalmente chegou o dia da casa nova”, comemorou ela, que admitiu estar realizando um sonho. A mudança deve começar já a partir do dia 2 para a nova morada, de 40 metros de área construída e equipada com dois dormitórios, banheiro, cozinha e área para tanque. “Só tenho um sonho para 2025: ser muito feliz aqui nesta casa.”
Ana Nicole Vasconcelos admite que nunca imaginou que teria direito a uma casa para chamar de sua. “Deus sabe o que faz”, ela disse, com convicção. “Vou ser vizinha da Paloma, não vou me sentir tão sozinha, porque desde que perdi minha família, sempre fui muito sozinha”, afirmou. Para o ano que está por começar, espera continuar os estudos, está no 6º semestre do curso de Letras, e, mais adiante, se formar, se tornar uma “boa professora, plantar minhas sementes e ajudar o próximo”, concluiu.
Estiveram presentes os secretários de Habitação, Cláudia Leite, de Assistência Social, Raquel Nebel, de Cultura, Paulo Pedrozo, e Carmem Vera Roig, assessora especial do programa Pelotas: Cidade das Crianças.