Novo ponto turístico da praça Coronel Pedro Osório, em homenagem aos 60 anos da Mafalda e 40 do curso de Letras da UFPel, visa incentivar a leitura no município
Por João Pedro Macedo 19-12-2024 | 11:27:18
A prefeita Paula Mascarenhas inaugurou as esculturas das personagens de história em quadrinhos Mafalda e Betinho no fim da tarde desta quarta-feira (19) na praça Coronel Pedro Osório, em frente a Biblioteca Pública. Esculpidas pelo artista argentino, Pablo Irrgang, as esculturas buscam incentivar a leitura às crianças e criar um novo ponto turístico na cidade, homenageando Quino, argentino criador da Mafalda, e André Macedo, pelotense que criou o Betinho.
Viabilizada com recursos de instituições privadas, as esculturas marcam os 60 anos da Mafalda e os 40 do curso de Letras da UFPel, hoje Curso de Letras e Comunicação (CLC). Paula falou sobre o dia que recebeu essa ideia no gabinete da professora do CLC, Luciane Martins.
“Quando nos tornamos prefeita, a gente sempre sonha em realizar várias ideias, e aí encontramos os diversos desafios por trás delas. A professora Luciane foi ao gabinete sugerir a estátua da Mafalda, e eu pensei que seria uma tarefa difícil, ainda mais com uma homenagem a um artista internacional, sem vínculo com a nossa cidade. Foi aí que pensei no André e no Betinho, personagem dele que marcou a vida de muitos pelotenses que estão aqui hoje. Estas esculturas têm o objetivo de fazer com que as pessoas sintam que estão em uma cidade onde a cultura floresce, e não havia como não colocá-las em frente a um berço cultural como a Biblioteca Pública”, afirmou.
Pelotas é a segunda cidade no País a contar com uma escultura da Mafalda, a única, em um espaço público. Em São Paulo, a imagem confeccionada por Irrgang se encontra em uma livraria. A personagem tem sua estátua em 12 lugares diferentes pelo mundo.
O cartunista André Macedo agradeceu a prefeita pela homenagem e destacou a honraria de ter seu personagem ao lado de um ícone como a Mafalda. “Essa é a coisa mais importante na minha vida como cartunista. Já recebi reconhecimentos e prêmios pelo meu trabalho, mas a estátua de um personagem meu, exposta em frente à Biblioteca Pública, na praça, ao lado de uma figura tão icônica quanto a Mafalda, realmente é algo único”, disse.
O escultor Pablo Irrgang destacou o incentivo à leitura que as esculturas têm, sendo instaladas em frente à Biblioteca. “Para mim é uma honra materializar o Betinho e a Mafalda pois são personagens queridos pelas pessoas e ajudam a refletir sobre a vida. Quando o conhecimento e a leitura são incentivados, as más ideias não crescem nas nossas cabeças, então só tenho a agradecer por este momento”, disse.
As esculturas permanecerão fixadas na praça Coronel Pedro Osório, sob cuidados da Secretaria de Cultura (Secult). Também estavam presentes o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, a secretária de Segurança Pública, Cintia Aires, de Assistência Social, Raquel Nebel, e o assessor especial de Comunicação, Gustavo Azevedo, além da reitora da UFPel, Isabella Andrade.