ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Segurança Pública

Paula palestra em curso de pós-graduação da Acadepol

Prefeita apresentou, na Academia da Polícia Civil, os avanços da segurança pública em Pelotas, obtidos por meio de operações integradas e do Pacto Pelotas pela Paz

Por Micael Carvalho 26-04-2024 | 16:14:37

Os resultados alcançados na segurança pública em Pelotas foram destaque na manhã desta sexta-feira (26) em Porto Alegre. Como parte das atividades da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, a prefeita Paula Mascarenhas palestrou para os alunos do curso de pós-graduação da Academia de Polícia Civil (Acadepol). Durante a explanação, a chefe do Executivo falou sobre a importância do trabalho integrado e de como a segurança pública precisa ser tema central das sociedades.

Fotos: Rodrigo Chagas
“Compartilhamos, com os delegados da Polícia Civil e da Polícia Federal, alunos de pós-graduação da Acadepol, as nossas experiências do Pacto Pelotas pela Paz, do Observatório de Segurança Pública e do trabalho integrado com base em dados científicos. Foi muito bacana conversar com o pessoal e compartilhar os resultados que temos alcançado, chegando ao entendimento que, realmente, a segurança pública é tema central para as sociedades modernas”, frisou a gestora municipal.

Com o tema Segurança Pública como Indicador de Desenvolvimento Municipal, Paula descreveu o processo de criação e implementação do Pacto Pelotas pela Paz, principal estratégia de prevenção à violência e redução dos índices criminais no município. A gestora compartilhou, ainda, a experiência exitosa das Operações Integradas, que por meio de atuação conjunta das forças de segurança pública são realizadas, periodicamente, intrvenções de prevenção, fiscalização e repressão à criminalidade.

Resultados positivos

Na quinta-feira (25), a partir dos dados apresentados pelo Observatório de Segurança Pública, Pelotas voltou a registrar queda nos índices criminais. Nos três primeiros meses de 2024, o Município identificou diminuições significativas no número de ocorrências de roubo a pedestre e ao transporte público, no comparativo a 2017, quando teve início o Pacto Pelotas pela Paz. As quedas alcançam as marcas de 80% e 86,8%, respectivamente.

As reduções aparecem ainda nos crimes contra a vida e demais crimes patrimoniais. Os dados foram apresentados em reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M).

Veja mais

            + Pelotas registra menor número de roubos a pedestre desde 2003

Tags

Palestra, Segurança, Acadepol, Pacto

Carregando 0%
Carregando 0%