
Paula participa da abertura oficial da 34ª Colheita do Arroz
O segundo dia de atividades da 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz reuniu milhares de pessoas na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado. A prefeita Paula Mascarenhas prestigiou o ato de abertura oficial do evento, realizado na tarde desta quinta-feira (22). Com uma programação extensa e debates referentes à cadeia orizícola e sua produtividade, o evento já alcança o título de maior abertura de colheita das Américas.
Com expectativa de 15 mil visitantes, feira já é considerada uma das maiores aberturas de safra da América Latina. Fotos: Gustavo Vara
De acordo com a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), a expectativa de público para os três dias de evento é de 15 mil pessoas. Além de novidades na área da tecnologia, como o lançamento da Arena Digital – espaço de debates sobre inovações relacionadas ao setor – a 34ª edição da Abertura da Colheita do Arroz conta com 150 expositores e 50 vitrines tecnológicas. Paula parabenizou os produtores rurais e destacou a importância da cadeia produtiva para o desenvolvimento econômico da região.
“Essa é uma safra promissora e importante para o desenvolvimento desta feira. A abertura da colheita do arroz vem se tornando a maior feira da metade sul do Estado e todos têm reconhecido o quanto ela vem se ampliando, se qualificando e trazendo importância econômica para nossa região. Temos que dar os parabéns, especialmente, aos produtores, que arriscam seu patrimônio, trabalham e fazem todos os esforços por essa produção. Nós vemos no arroz, e em toda essa cadeia produtiva, algo que pode impulsionar muito a geração de riqueza e de desenvolvimento econômico”, destacou Paula.
Com o tema “Gestão Potencializando Safras”, a edição da Abertura da Colheita do Arroz de 2024 traz a necessidade de uma gestão cada vez mais qualificada, a qual amplie e potencialize os resultados da produção. O presidente da Federarroz, Alexandre Velho, falou sobre o protagonismo da cadeia orizícola e destacou a necessidade de continuar avançando em tecnologias para o setor.
“A importância do nosso setor para o Estado é muito grande. Hoje, nós temos em média 209 municípios do Rio Grande do Sul que dependem do arroz produzido nessas regiões. Além disso, temos um protagonismo na produção nacional, o que traz junto a responsabilidade de continuar buscando alternativas e tecnologias de gestão mais eficientes”, afirmou o gestor.

Autoridades participaram do ato simbólico de colheita do grão durante abertura do evento. Foto: Gustavo Vara
De acordo com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, o Rio Grande do Sul é líder nacional no ranking de produção de arroz, respondendo por cerca de 68% do que é produzido no Brasil e exportando o grão para mais de 65 países. Ao todo, na safra 2023/2024, foram 900.203 hectares de área semeados, o que representou um aumento de 7,17% em relação à última safra. O governador do Estado, Eduardo Leite, comemorou os resultados e frisou a intenção do Governo de seguir trabalhando para apoiar os produtores do setor.
“Nós estamos todos muito felizes com as perspectivas positivas para as safras deste ano. Enquanto Governo do Estado, iremos seguir trabalhando para dar as condições necessárias para que o Rio Grande possa ter a oportunidade de empreender cada vez mais campo”, destacou Leite.
A cerimônia de abertura oficial contou ainda com a presença de secretários estaduais, gestores ligados ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores.
A 34ª Abertura da Colheita do Arroz segue até o final da tarde desta sexta-feira (23) com diversas atividades, como painéis, seminários e apresentação de novas tecnologias ligadas à cultura orizícola.