Iniciativa da Companhia de Informática de Pelotas promete agilizar processos de atendimento à população e tornar mais eficiente a gestão municipal
Por João Victor Rodrigues 01-11-2024 | 16:41:55
A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, participou nesta sexta-feira (1º) do lançamento dos projetos de modernização da Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel). O evento, realizado no Parque Tecnológico, apresentou iniciativas de transformação digital que prometem melhorar o atendimento ao cidadão e aumentar a eficiência dos serviços públicos municipais.
Segundo Paula, esse trabalho representa um grande passo em direção a uma Pelotas mais moderna e acessível, onde o poder público está mais próximo do cidadão. Em seu discurso, ela parabenizou a Coinpel e as demais secretarias pela integração que possibilitou a execução dos projetos. “Estamos mudando o ritmo da administração pública, sem abrir mão da transparência e da qualidade. Esse avanço permitirá uma economia significativa de recursos e dará ao servidor melhores ferramentas para atender às necessidades da população. Reduzir a burocracia, agilizar processos e investir em tecnologia são fundamentais para uma gestão eficiente e conectada com a realidade de quem mais precisa”, declarou.
Entre os novos sistemas apresentados, estão soluções voltadas para as áreas de saúde, educação, meio ambiente e assistência social. Esses sistemas têm como objetivo facilitar o acesso aos serviços municipais, ampliar a transparência e promover um maior controle administrativo. Em relação aos protocolos de atendimento, o novo sistema busca reduzir a quantidade de protocolos necessários, facilitando e acelerando o processo de resposta ao cidadão.
Outro destaque é o acompanhamento de contratos terceirizados, que permitirá maior controle e fiscalização dos serviços, garantindo a prestação de contas e a transparência dos processos. Para apoiar a população imigrante, foi criado um sistema de cadastro integrado em parceria com instituições locais, facilitando o acesso a serviços essenciais e proporcionando um acolhimento mais eficiente.
Essas mudanças, que incluem também melhorias em infraestrutura e recursos tecnológicos para evitar interrupções nos sistemas, começarão a ser implementadas até o final do ano, beneficiando o conjunto da população com um serviço público mais moderno e acessível.
Estiveram presentes no evento o vice-prefeito Idemar Barz, o diretor-presidente da Coinpel, Fernando Martins, e demais autoridades de diversas áreas do governo.