ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Geral

Paula recebe desembargador da Brigada Militar

Eventos comemorativos sobre o centenário da Revolução de 1923 entraram na pauta

04-04-2023 | 15:18:46

Na manhã desta terça-feira (4), a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, recebeu o desembargador militar e corregedor geral da Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul, coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues. Durante a visita, foi tratada a possibilidade da criação de eventos de divulgação e atividades, junto aos alunos da rede municipal, sobre o centenário da Revolução de 1923

“Eu acho muito interessante, porque é a história do Rio Grande do Sul e muita gente não a conhece. Temos procurado incluir nos currículos, mas é importante ter esses estímulos para que as nossas crianças possam enxergar Pelotas como cenário da Revolução”, destacou a prefeita.

Eventos comemorativos sobre o centenário da Revolução de 1923 entraram na pauta. Fotos: Gustavo Vara 

O movimento armado, liderado por Joaquim Francisco de Assis Brasil, atingiu Pelotas em 29 de outubro de 1923, quando a cidade foi invadida e conquistada pelas tropas do general Zeca Netto e o 4° Exército Libertador, permanecendo sob o domínio dos rebeldes durante 12 horas. 

O coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues explica que a agenda de eventos foi pensada em municípios que tiveram protagonismo durante a Revolução de 1923. O evento principal deve ser realizado no mês de outubro, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. “Nosso objetivo é dar divulgação à Revolução. Nós queremos destacar esse evento para que fique na memória das crianças e para história, já que é um marco importante completando cem anos”, afirmou.  

Dentre as propostas, estão a realização de rodas de conversa, com os alunos de Pelotas, sobre o movimento e, também, a ida de estudantes da rede municipal ao evento na capital gaúcha. Além disso, a secretária municipal de Educação, Adriane Silveira, sugeriu que os debates fossem levados para dentro das escolas. 

Também participaram da reunião, pela Brigada Militar Pelotas e CRPO-Sul, a capitã Fernanda Caldeira, os membros do Instituto Histórico Geográfico Pelotas, Maria da Graças Fernandes Ferreira, Cristina Alves de Souza Moreira e Paulo Ricardo Faraco, o representante do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, Gilberto Demari Alves, e, pela Associação Castelo de Pedras Altas, Luiz Carlos Segat.

Carregando 0%
Carregando 0%