Anúncio foi realizado durante a reunião mensal do GGI-M

Paula reedita Decreto do Rolê Daora

Anúncio foi realizado durante a reunião mensal do GGI-M
Por Ascom 22-11-2023 | 16:31:36
Tags: GGI-M, Role Daora, Decreto, Grupo de Trabalho, Violência contra a mulher

A prefeita Paula Mascarenhas reuniu-se com as forças de segurança de Pelotas em agenda do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) na terça-feira (21). Durante o encontro, apresentou mudanças no Decreto 6.766/2023, que regulamenta as diretrizes do Rolê Daora, e anunciou o novo Grupo de Trabalho do Município, voltado, exclusivamente, para o enfrentamento da violência contra a mulher.

Foto: Gustavo Vara

As alterações no Decreto 6.766/2023 flexibilizam o horário permitido para consumo e comercialização de bebidas alcoólicas no quadrilátero das ruas Dom Pedro II, Félix da Cunha, Tiradentes e Almirante Barroso. A partir de agora, nas sextas-feiras, sábados e vésperas de feriado, a venda e o consumo fica permitido até a 1h, estendendo por mais uma hora as atividades no local. Nos demais dias, o regramento segue habitual, ficando proibida a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas da meia-noite às 6h do dia seguinte.

A alteração no Decreto, que surgiu como demanda dos empresários da região, teve parecer positivo de parte de todos os órgãos que compõem o GGI-M. Conforme o trabalho de aproximação com a comunidade, realizado pelas equipes do Observatório de Segurança Pública, a avaliação do Rolê Daora é positiva. 

Dentro do período de aproximadamente um mês, foram realizados 20 encontros com a participação de mais de 60 pessoas, dentre elas, moradores, frequentadores, empresários, líderes de movimentos e agentes de segurança. A partir dos resultados obtidos e da avaliação do trabalho realizado nas proximidades da rua Gonçalves Chaves, as equipes estudam, agora, as características de outros locais que registram ocorrências de perturbação do sossego. A ideia é identificar a estratégia mais eficaz para cada caso.

“Os resultados positivos têm nos mostrado que estamos no caminho certo. Seguimos estudando as características das outras regiões, como a Duque de Caxias e a Bento Gonçalves para, de forma integrada, darmos a melhor resposta para a sociedade”, destacou Paula.

Enfrentamento à violência contra a mulher

Ainda durante a reunião, Paula anunciou a criação do Grupo de Trabalho de enfrentamento à violência contra a mulher. O órgão, que será composto por representações das forças de segurança e secretarias do Município, contará com a participação do Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Pelotas (JIJ) e da Promotoria de Justiça do Ministério Público Estadual (MPRS).

Fotos: Gustavo Vara

A chefe do Executivo destacou a importância e a necessidade de olhar com atenção para os casos de feminicídio no Município. “Temos que olhar com mais atenção e cuidado para esse fenômeno. Pensamos que um grupo menor vai poder pensar com mais detalhes sobre esses casos. A ideia é propor ações para tentar minimizar, e, se possível, acabar com esse crime no nosso território”, comentou Paula.

As secretarias de Educação e Desporto (Smed), de Saúde (SMS) e de Segurança Pública (SMSP), além da coordenadoria do Pacto Pelotas pela Paz e do Observatório de Segurança Pública, também integram o novo grupo de trabalho.

Resultados do trabalho integrado

Mantendo o padrão de atualização dos informativos criminais, foi apresentado, na reunião, o balanço de ocorrências registradas no mês de outubro. Entre as maiores reduções, aparece como destaque o índice de roubos a transporte público. No comparativo dos últimos anos, entre 2017 e 2023, a ocorrência registra a queda de 90%, caindo de 170 para 17 casos, considerando o período entre os meses de janeiro e outubro.

Imagem: Divulgação/Observatório de Segurança Pública

Outros índices que traduzem a eficiência do trabalho integrado são as reduções nos números de furto a veículos e roubo a residências. Respectivamente, as ocorrências registram quedas 59% e 77%, no comparativo entre 2017 e 2019. Os resultados positivos são associados ao formato de trabalho integrado, com participação efetiva de diferentes frentes.

“O trabalho integrado tem se consolidado como uma estratégia de sucesso na segurança de Pelotas. É preciso, agora, mantermos esse esforço coletivo para garantir a estabilidade dos índices”, comemorou Paula.

Estiveram presentes representantes da Brigada Militar, da Polícia Civil, da Guarda Municipal, da Polícia Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros, do Exército Brasileiro, da Defesa Civil, do Observatório de Segurança Pública e dos agentes de Trânsito, além dos secretários de Segurança, José Apodi Dourado, de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam, de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Vera Roig, e a coordenadora do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore.

Notícias Relacionadas

Patrulha Maria da Penha fortalece rede de proteção a mulheres

Patrulha Maria da Penha fortalece rede de proteção a mulheres

Operações Integradas fiscalizam trânsito na Gonçalves Chaves

Operações Integradas fiscalizam trânsito na Gonçalves Chaves

Guardas Municipais participam de curso de armeiro na Taurus

Guardas Municipais participam de curso de armeiro na Taurus

Guarda Municipal reforça ação no Centro Histórico

Guarda Municipal reforça ação no Centro Histórico