ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Pelotas abre novos postos de testagem para Covid-19

A partir de terça-feira (21), pontos serão instalados em locais de grande circulação do município, para facilitar o acesso ao diagnóstico por meio de testes rápidos de Antígeno (TR-Ag)

Por César Soares 19-12-2021 | 11:15:17

A Prefeitura de Pelotas vai abrir três novos postos de testagem para Covid-19, no município, visando o incremento das ações de diagnóstico e rastreio da doença, durante o verão, até março de 2022. A medida atende a uma portaria da Secretaria Estadual da Saúde (SES) para a terceira fase do projeto Testar RS. As ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começam na próxima terça-feira (21), no Mercado Central e no parque Tecnológico. O terceiro ponto de testagem será a Unidade Básica de Saúde (UBS) Laranjal, que atenderá aos sábados e domingos, a partir do dia 8 de janeiro.

Nesses novos pontos serão realizados testes rápidos de Antígeno (proteína) TR-Ag. A ideia é rastrear e ampliar a testagem por demanda espontânea de sintomáticos e assintomáticos, em locais e horários que facilitem o acesso ao diagnóstico oportuno da Covid-19. "Esses novos pontos integram uma estratégia muito importante para ampliar a testagem, garantindo assim o isolamento para os positivos, e, consequentemente, rompendo cadeias de transmissão", destacou a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Aline Machado da Silva.

Os pontos de testagem

Em Pelotas, os testes estarão disponíveis a partir de terça-feira (21), das 8h às 18h, de segunda a sexta, no Mercado Central, na torre de esquina das ruas Tiradentes e Quinze de Novembro, e, também, no Parque Tecnológico, situado na avenida Domingos de Almeida, 1.785, no Areal. Já na praia do Laranjal, os testes serão realizados a partir do fim de semana dos dias 8 e 9 de janeiro, sempre aos sábados e domingos, na UBS Laranjal, na rua São Borja, 683.

Confira o cronograma e os locais:

Mercado Central – a partir de 21/12, de segunda a sexta, das 8h às 18h

Pelotas Parque Tecnológico – a partir de 21/12, de segunda a sexta, das 8h às 18h

UBS Laranjal – a partir de 08/01, sábados e domingos, das 8h às 18h 

Quem pode fazer o teste

Os testes serão gratuitos e estarão disponíveis para demanda espontânea da população em geral, independente de sintomas, contatos, ou prescrição médica. Será realizada uma triagem, questionando os dados pessoais, se teve contato ou não com algum caso confirmado, e se o indivíduo teve ou não sintomas.

Como funciona o teste de antígeno

Testes de Antígeno (TR-Ag) são exames que detectam o antígeno (proteína) viral do SARS-CoV-2 em amostras do trato respiratório, podendo utilizar como amostra swabs (haste flexível) nasal, nasofaríngeo ou saliva. São opções mais baratas, rápidas e de fácil execução para detectar uma infecção ativa.

Tags

testagem, testar rs, covid-19, antígeno, coronavírus

Carregando 0%
Carregando 0%