Prefeita expôs ações desenvolvidas pelo Município, como o Comitê Municipal das Crianças e as Rotas da Primeira Infância

Pelotas, Cidade das Crianças é apresentada em seminário estadual

Prefeita expôs ações desenvolvidas pelo Município, como o Comitê Municipal das Crianças e as Rotas da Primeira Infância
Por Marina Amaral 20-11-2023 | 18:52:21
Tags: cidade das crianças, primeira infância, pim

As ações desenvolvidas pela Prefeitura ligadas ao programa Pelotas, Cidade das Crianças, foram apresentadas nesta segunda-feira (20) pela prefeita Paula Mascarenhas no 17º Seminário da Primeira Infância, realizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. A gestora expôs a experiência municipal no painel As infâncias de hoje e do futuro, ao lado da coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente do Ministério da Saúde, Sônia Venâncio, e do secretário executivo do Gabinete de Projetos Especiais, Clóvis Magalhães, pasta que coordena os projetos estratégicos para a primeira infância no âmbito da gestão estadual.

Pelotas, Cidade das Crianças teve origem na estratégia Infância Protegida do Pacto Pelotas pela Paz e sua construção iniciou em 2019, com as estratégias para cumprimento do Marco Legal para a Primeira Infância. Em 2020, o Município aderiu à Rede Urban95 e, dois anos após, foi articulado o Plano Municipal de Primeira Infância. Em março deste ano, Pelotas passou a fazer parte da Rede Brasileira Cidade das Crianças. Assim, com todo esse apoio teórico e prático, o programa visa transformar a cidade a partir da perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores.

“Se possibilitarmos desde um pré-natal bem feito, um acompanhamento para pais e cuidadores a fim de prepará-los para olhar para essa criança e entender que ela precisa de afeto e estímulo, e depois fazer da cidade em toda sua organização urbana um espaço de crescimento saudável e aprendizagem, vamos estar construindo uma pessoa mais capaz de crescer de forma e realizar todas suas potências, com autoestima, autoconfiança e capacidade de vencer conflitos de forma menos violenta”, frisou a chefe do Executivo.
Apresentação da experiência municipal em Porto Alegre - Fotos: Gustavo Azevedo

A participação intersetorial é peça fundamental para essa política pública. Dentre as ações estratégicas desenvolvidas até o momento, foram citadas as Rotas da Primeira Infância, que permitiu a revitalização do acesso a escolas municipais com calçadas lúdicas, pinturas interativas, acessibilidade e bancos no espaço público. Outro investimento exposto foi o Microparque Arvoredo, primeira área pública transformada em espaço de convivência e lazer direcionado à primeira infância com 1,3 mil metros quadrados, localizada na Bom Jesus e Jardim Europa.

Também foram apresentados os pátios naturalizados construídos em educandários municipais, os quais, sob o conceito de “desemparedamento”, tem como objetivo incentivar a aprendizagem fora da sala de aula e fomentar a interação das crianças com a natureza. O Comitê Municipal das Crianças, órgão que dá voz aos pequenos, encerrou a fala de Paula. “Tem sido uma experiência muito rica e a ideia é colocar dentro das prioridades de investimento do Município as ideias e sugestões das crianças. Com isso, vamos criar uma nova sociedade, olhar para o potencial da criança e trabalhar para que ela seja mais feliz”, avaliou. 

O 17º Seminário da Primeira Infância Melhor é realizado para celebrar os vinte anos de existência do programa Primeira Infância Melhor (PIM) no estado. O evento integra a 21ª Semana Estadual do Bebê, que vai até domingo (26).

O PIM em Pelotas

Desenvolvido desde 2005 em Pelotas, o programa Primeira Infância Melhor é uma política pública intersetorial de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância que tem como objetivo apoiar as famílias desde a gestação até os seis anos de idade das crianças. A atuação dos profissionais se dá através de visitas domiciliares e atividades grupais periódicas de viés lúdico, realizadas a partir de planos singulares de atendimento, e da articulação de ações em rede. 

As ações têm como foco, além da promoção do desenvolvimento integral infantil e da parentalidade positiva, a identificação de potencialidades e necessidades das famílias que devem ser articuladas em rede, visando a integralidade do cuidado. O Programa Criança Feliz atua juntamente com o PIM.

Notícias Relacionadas

Prefeita prestigia última edição do ano do Comitê das Crianças

Prefeita prestigia última edição do ano do Comitê das Crianças