ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Pelotas confirma primeiro caso de Monkeypox

Secretaria Municipal de Saúde informa que uma mulher de 18 anos teve resultado positivo para a doença

03-09-2022 | 09:39:19

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou o primeiro caso de Monkeypox, registrado em Pelotas, nesta sexta-feira (2). Trata-se de uma mulher de 18 anos que procurou atendimento em uma Unidade Básica de Saúde, onde o exame foi coletado. A Vigilância Epidemiológica mantém o monitoramento das pessoas que tiveram contato com o caso positivo, que segue em isolamento. 

A Prefeitura tem preparado a rede de saúde para a identificação de pessoas com sintomas da Monkeypox desde o mês de julho, discutindo medidas junto a 3ª Coordenadora Regional de Saúde e membros do Comitê de Enfrentamento. Já no mês de agosto, as equipes de Atenção Primária, de estabelecimentos privados de saúde e dos ambulatórios das universidades, começaram a participar de capacitações e a conhecer o Plano de Contingenciamento desenvolvido sobre a doença para o município. Dessa forma, a identificação do primeiro caso na cidade se tornou mais rápida, agilizando o isolamento e a orientação à paciente e os seus contatos próximos. 

Até o momento, foram notificados 24 casos suspeitos da doença em Pelotas, com 18 resultados negativos e um positivo. 

A Monkeypox foi considerada uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, foi confirmada a transmissão comunitária, pela Secretaria Estadual da Saúde, no Rio Grande do Sul. 

Veja mais

+ Município prepara medidas para enfrentamento à Monkeypox

+ Município inicia as capacitações para enfrentamento à Monkeypox

Tags

monkeypox, varíola dos macacos, primeiro caso, pelotas

Carregando 0%
Carregando 0%