Anúncio foi feito no início da madrugada deste domingo (7) no Largo do Mercado, em festa que também teve direito a show e apresentações de banda carnavalesca e escola de samba

Pelotas conhece as rainhas e princesas do Carnaval 2026

Anúncio foi feito no início da madrugada deste domingo (7) no Largo do Mercado, em festa que também teve direito a show e apresentações de banda carnavalesca e escola de samba
Por Roberto Ribeiro 07-12-2025 | 11:18:45
Tags: Carnaval 2026 , Diversidade , Escolha das Cortes , Rainhas e Princesas

Milhares de pessoas acompanharam na madrugada deste domingo (7) o anúncio das Cortes do Carnaval 2026, no evento que teve início na noite de sábado (6) no Largo do Mercado Central. Nathaly Fernandes Soares, 21 anos, representando a banda carnavalesca Kibandaço, é a nova rainha da festa, enquanto Rebecca Dias, também de 21 anos, da banda Dona da Noite, foi escolhida rainha da Diversidade. O carnaval pelotense, depois de anos, voltará a ser realizado no verão, obedecendo ao calendário oficial da folia no país - de 14 a 17 de fevereiro do ano que vem.

Já coroada, a nova rainha do Carnaval 2026 Nathaly Fernandes Soares, 21 anos, da banda carnavalesca Kibandaço (Fotos: Volmer Perez/Secom)
“Foi uma noite que marcou nosso evento oficial, com muito samba no pé e com muita alegria, uma noite muito importante para o carnaval da nossa cidade. Pelotas respira carnaval, e sou muito grata a todas as pessoas que vieram ao Largo do Mercado nesta noite. O carnaval pelotense é uma festa genuinamente popular não só pela luta das entidades, mas pela população que prestigia o evento”, disse a prefeita em exercício Daniela Brizolara, a quem coube, minutos antes, anunciar os nomes das candidatas escolhidas para compor as cortes. 

A noite também reservou espaço para a apresentação da nova marca da Prefeitura para a folia 2026, a cargo da equipe da Secretaria de Comunicação (Secom), show com o Grupo Aruanda e performances da banda carnavalesca Kibandaço e da escola de samba Império da Baixada.

Muito emocionada, Nathaly disse que o título de rainha do Carnaval tem um significado importante em sua vida pessoal. “Faz lembrar minha infância, que só via o carnaval de fora, distante, e minha vida é isso, eu só queria viver isso e finalmente estou conseguindo realizar este sonho maravilhoso”, disse ela. 

Além de Nathaly, compõem a Corte do Carnaval 2026, como 1ª Princesa, Mikaéla da Silva Fernandes, da escola de samba Unidos do Fragata, e, como 2ª Princesa, representando a banda Explosão do Futuro, Ashley Oliveira. 

“É realização de um sonho. Vivo o carnaval desde os meus dois anos, é um ciclo que se inicia através da minha drag [queen] Rebecca. A estreia dela foi no concurso, com as bênçãos da galera que me protege e do meu Deus todo-poderoso que me agraciou com esta coroa”, afirmou Rebecca Dias, que prometeu em seu reinado respeito “a todas que vieram antes de mim, garra, samba no pé e simpatia”, completou ela, graduanda do curso de Dança da UFPel. A Corte da Diversidade se completa com a 1ª princesa Luize Fonseca (banda Entre a Cruz e a Espada), e a 2ª Princesa, Mufasa Knwoles (banda Bonde dos Boloduchos). 

A rainha da Corte da Diversidade, Rebecca Dias, 21, graduanda em Dança pela UFPel, e representante da banda carnavalesca Dona da Noite

Assecap e Liga

Entidades parceiras da Prefeitura na realização do Carnaval, com representantes em reuniões periódicas desde maio passado com a Secretaria de Cultura (Secult), a Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap) e Liga dos Blocos e Cordões Carnavalescos de Pelotas, marcaram presença na escolha das Cortes para o Carnaval 2026 - evento construído em conjunto com a Prefeitura. No papel de porta-voz da Assecap, o ex-presidente Edson Luís Planela disse que a entidade retomou o evento no Largo do Mercado em 2024 inspirada na primeira gestão do prefeito Fernando Marroni (2001-2004), quando o local foi escolhido por ser aberto e permitir o acesso a toda a população. 

“É uma alegria imensa ver o [Largo do] Mercado Central tomado de forma aberta, democrática, com a beleza das nossas mulheres, em 2024 procuramos resgatar o projeto da primeira administração do prefeito Marroni, em trazer a festa da Corte para o Largo do Mercado, e agora, com o papel que a Prefeitura reivindicou na realização do Carnaval, vamos continuar de mãos juntas, com o carnaval de passarela, dos blocos, o carnaval da cidade - o carnaval de Pelotas resiste”, disse ele.

A presidente da Liga, Kitanji Nogueira, agradeceu a presença dos representantes das entidades carnavalescas, como também a Prefeitura e a Câmara de Vereadores e destacou que a festa da escolha das Cortes é sobre o poder feminino: “São as mulheres representando a cidade em toda as suas formas e grandiosidades, bem-vinda à nova Corte, muito fôlego e samba no pé que o nosso Carnaval vai longe, de janeiro a março com blocos desfilando em toda a cidade e o Carnaval de passarela em fevereiro.”

Rei Momo e as novas Cortes do Carnaval 2026 posam para a imagem ao fim da festa, que terminou na madrugada deste domingo (7), no Largo do Mercado Central

A expectativa para o Carnaval 2026 na cidade chegou até o público. A atendente de enfermagem Fabiane Flores elogiou a organização da festa e acredita que foi uma prévia de um evento promissor - para o público e para os carnavalescos. “Está valendo a pena, a festa está linda, com uma boa estrutura”, elogiou ela, ligada por afinidade sentimental às escolas General Telles e Ramiro Barcellos.

O professor de capoeira Rossano Araújo não poupou elogios: “Maravilhosa a festa, o clima, a energia, as candidatas.” Após vários anos radicado em Porto Alegre como professor de capoeira, aos poucos diz retomar a relação com o carnaval da cidade natal, onde participava ativamente como folião. “Vou curtir todos os dias, nos blocos e na passarela”, promete.

Rainhas e princesas

Corte do Carnaval
Rainha: Nathaly Fernandes Soares (banda Ki-bandaço)
1ª Princesa: Mikaéla da Silva Fernandes (escola de samba Unidos do Fragata)
2ª Princesa: Ashley Oliveira (banda Explosão do Futuro)

Corte da Diversidade
Rainha: Rebecca Dias (banda Dona da Noite)
1ª Princesa: Luize Fonseca (banda Entre a Cruz e a Espada)
2ª Princesa: Mufasa Knwoles (banda Bonde dos Boloduchos) 

Notícias Relacionadas

Prefeitura dá a largada no Carnaval 2026

Prefeitura dá a largada no Carnaval 2026

Início de dezembro é marcado pela escolha das cortes do Carnaval 2026

Início de dezembro é marcado pela escolha das cortes do Carnaval 2026

Representantes do Iphan visitam as obras do Theatro Sete de Abril

Representantes do Iphan visitam as obras do Theatro Sete de Abril

Nesta quarta tem Mostra LPG Pelotas na Secult

Nesta quarta tem Mostra LPG Pelotas na Secult