
Pelotas é contemplada com R$ 54 milhões no PAC mobilidade urbana
Pelotas foi contemplada com um montante de R$ 54 milhões para a requalificação e ampliação da capacidade de tráfego das avenidas Theodoro Müller, na Guabiroba, Fragata, e a avenida Manoel Antônio Peres, no Obelisco, Areal. Na terça-feira (30), o projeto foi pré-selecionado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, na linha do Avançar Cidades - Mobilidade Urbana.
O chefe do Executivo, Fernando Marroni, apontou a relevância desse investimento para Pelotas. "Estamos muito felizes com a conquista. É um passo importante para melhorar nossas ruas, enfrentando a questão dos buracos em nossa cidade e garantir vias mais seguras e funcionais, dando mais condições para o transporte público, ciclistas e pedestres. Esse é só o começo de uma transformação que coloca as pessoas no centro das decisões e valoriza o direito de todos a se deslocarem com dignidade”, afirmou.
O empreendimento tem como foco a requalificação do deslocamento dos sentidos leste e oeste, buscando um avanço na estruturação interbairros. Na avenida Theodoro Müller, a proposta situa uma intervenção em uma extensão de 1.800 metros, no trecho entre as avenidas João Goulart e a Pinheiro Machado, prevendo o alargamento da pista, implementação de faixas exclusivas para transporte público e uma ciclovia, garantindo mais segurança e fluidez no tráfego. Também busca a instituição de sinalização completa, incluindo semáforos, iluminação, videomonitoramento eletrônico, drenagem com conceito de infraestrutura verde, revitalização de canteiros através da adição de gramados e plantação de árvores, além da instalação de bancos, academia ao ar livre e playground.
Em relação a zona leste, o projeto da avenida Manoel Antônio Peres será entre as avenidas Domingos de Almeida e a Ildefonso Simões Lopes, se estendendo em 2.900 metros. Nesta área, a intervenção busca a duplicação da via, alargamento da pista, faixas exclusivas para transporte público e uma ciclofaixa, incluindo a implantação de rede de esgoto, rede de drenagem pluvial, reforço do pavimento, pavimentação em asfalto, sinalização e revitalização de canteiros.
A comunidade demonstra satisfação com as requalificações urbanas previstas no projeto, tanto os comerciantes quanto os moradores. “Vai melhorar tanto para os negócios quanto para o fluxo de pessoas e veículos. Com os novos apartamentos se tem um fluxo muito maior de carros, a duplicação vai melhorar a mobilidade”, afirma Ronir Garcia, dono de uma ferragem na avenida Theodoro Müller. Mário Renê, mais conhecido como Marinho, trabalha na região desde 1998 e declarou estar bastante satisfeito com o empreendimento. “A gente tá eufórico, como o movimento da avenida está muito grande, essas reformas vão trazer mais segurança”, disse.
Ronir está na 1° foto, enquanto Marinho aparece na 2°. Imagens - Volmer Perez/Secom
A execução do empreendimento prevê um prazo de 12 meses e reforça o compromisso da Prefeitura com o Plano de Mobilidade Urbana de Pelotas, trabalhando para garantir um transporte eficiente, seguro e acessível para os cidadãos. A ação será um passo importante para a redução dos congestionamentos, melhoria da fluidez do tráfego, promoção do transporte público e modos de transporte alternativos, como ciclismo e caminhada, além de impulsionar a segurança viária, com tudo isso ocorrendo por meio de um desenvolvimento urbano sustentável.
Etapas
Após a pré-seleção será apresentado o projeto básico de empreendimento para análise de risco e de engenharia, seguindo para a validação de agentes financeiros. Após a validação das propostas, a portaria será publicada no Diário Oficial da União.