ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Pelotas é o município do interior que mais vacina contra Covid-19

Prefeitura já aplicou a primeira dose da vacina em 9% da população e, a segunda, em 2,9%. Mutirões de vacinação e drive-thrus têm garantido a imunização em massa dos grupos prioritários

29-03-2021 | 14:49:44

Menos de três meses após iniciada a imunização dos moradores de Pelotas, que integram os grupos prioritários, conforme orientação do governo do Estado, o Município apresenta os melhores índices de aplicação das duas doses necessárias para a cobertura vacinal contra a Covid-19. O Monitoramento da Imunização Covid-19 / RS aponta que a Prefeitura já aplicou a primeira dose em 9% da população e, a segunda, em 2,9%. Os percentuais são maiores se comparados aos registros de outras cidades gaúchas, consideradas de médio porte como Pelotas. Os mutirões de vacinação simultâneos para grupos diferentes - profissionais de saúde e idosos -, assim como pelo sistema drive-thru estão entre os fatores apontados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para o bom desempenho.

O sistema de informação que registra a evolução da Campanha Nacional de Vacinação contra Covid-19 no Rio Grande do Sul aponta que Pelotas já aplicou a primeira dose da vacina em 30.659 pessoas - 9% do total de habitantes. A segunda dose alcança, até o momento, 9.781 pessoas, 2,9% dos moradores. Na comparação, a partir dos dados registrados, tendo como parâmetro o número total de habitantes, Pelotas apresenta os melhores índices de aplicação da primeira e da segunda dose da vacina do interior do Estado entre os maiores municípios gaúchos.

Pelotas (343 mil habitantes)

1ª dose - 9% da população vacinada  

2ª dose - 2,9% da população vacinada

Canoas (348 mil habitantes)

1ª dose - 8,6% da população vacinada  

2ª dose - 2,3% da população vacinada

Caxias do Sul (517 mil habitantes)

1ª dose - 7,1 % da população vacinada  

2ª dose - 2,5% da população vacinada

Gravataí (283 mil habitantes)

1ª dose - 7% da população vacinada  

2ª dose - 2,1% da população vacinada

Santa Maria (283 mil habitantes)

1ª dose - 1,8% da população vacinada  

2ª dose - 0,5% da população vacinada

Fontes: IBGE/Monitoramento da Imunização Covid-19 / RS

Pelotas tem desempenho abaixo, apenas, de Porto Alegre, que já aplicou a primeira dose da vacina em 10,9% da população e a segunda em 4% do total de habitantes.

Porque índices maiores

Para a secretária de Saúde, Roberta Paganini, os bons resultados da cobertura vacinal, até agora, estão ligados ao perfil dos grupos prioritários - profissionais de saúde e idosos, que compõem boa parte da população de Pelotas -, e também às estratégias adotadas para imunizar essas pessoas. Uma das ações que tem colaborado com os índices é a vacinação simultânea - no mesmo dia, mas em locais diferentes -, de grupos de profissionais de saúde e determinada faixa etária de idosos. Além disso, o sistema de drive-thrus (total de 11 até o momento) ajudou a tornar o cronograma de vacinação ainda mais eficiente e ágil.

"Como estamos realizando os drive-thrus primeiro, antes de vacinar os idosos nas escolas, e conseguimos reduzir as aglomerações. O drive desafoga as escolas e torna a imunização mais ágil", diz a gestora da Saúde, salientando a importância de o Município planejar, imediatamente ao receber um novo lote de vacinas, um cronograma para ampliar o grupo a ser imunizado.

A SMS analisa a possibilidade de, a partir da próxima semana, realizar drive-thrus simultâneos à vacinação nas escolas.

Força-tarefa pela vacina

A gestora da SMS também atribui os resultados de Pelotas, na vacinação contra a Covid-19, à força-tarefa empreendida pelos profissionais de saúde, desde os servidores da Prefeitura até os voluntários de cursos ligados à área.

"A vacinação tem sido possível graças ao empenho de todos os servidores da SMS, não só daqueles que estão envolvidos diretamente com a questão da imunização, mas profissionais de outros setores que têm sido deslocados de seus serviços para atuar na imunização, além da ajuda das escolas técnicas e das universidades", frisa a secretária, ao destacar, também, a participação de integrantes da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), Defesa Civil e Guarda Municipal.  

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

vacinação, doses, prefeitura, melhores, índices, covid-19, coronavírus, idosos, profissionais de saúde, municípios

Carregando 0%
Carregando 0%