Primeiro encontro presencial reuniu, em Roraima, gestores das cidades que adotam a estratégia voltada à primeira infância, que integra o Pacto Pelotas pela Paz
Por Marina Amaral 19-05-2022 | 14:39:44
O Município esteve presente, na terça (17) e quarta-feira (18), do 1º Encontro da Rede Urban95, evento presencial que reuniu, em Boa Vista, Roraima, gestores das 24 cidades que adotam a estratégia. Em Pelotas, a iniciativa integra o eixo de Urbanismo do Pacto Pelotas pela Paz e busca desenvolver políticas públicas voltadas à primeira infância e pensar a cidade para bebês, crianças, pais e cuidadores.
Representaram a Prefeitura a coordenadora do Urban95 em Pelotas, a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Vera Roig, e a coordenadora executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore. O encontro possibilitou a troca de experiências e aprendizados, além do contato com os serviços oferecidos, em Boa Vista, voltados ao público infantil e seus cuidadores.
“Visualizar de perto o que Boa Vista - considerada a Capital da Primeira Infância - tem investido em ações, além das inúmeras trocas com os 23 municípios que também integram a Rede Urban 95, foi uma experiência extraordinária, que nos inspira para o fortalecimento do que já fazemos e implantação de muitos projetos inovadores. Investir no desenvolvimento saudável nos primeiros anos de vida do ser humano é investir numa cidade melhor, mais pacífica, segura e acolhedora”, destacou Aline.
A programação envolveu visitas técnicas para conhecer serviços, como creches, e programas desenvolvidos na cidade-sede do evento, bem como espaços públicos com intervenções e equipamentos para crianças, além de reuniões entre os gestores e plenárias.
“Foi uma experiência impactante e emocionante, por conhecer de perto uma cidade que coloca os cuidados com os bebês, crianças pequenas e seus cuidadores como prioridade em todas as ações públicas e os inúmeros projetos implantados em todas as localidades da Rede Urban95. Foram dias de intensa troca de experiências entre os municípios e de muito aprendizado. Saímos, ainda, mais motivadas para ampliar as ações e os projetos de Pelotas nos cuidados com a Primeira Infância”, afirmou Carmem.