Termo de adesão à iniciativa estadual, voltada à prevenção contra ISTs e HIV/Aids, será encaminhada ao Município para assinatura
Por Marina Amaral 11-05-2022 | 16:13:35
Nesta quarta-feira (11), o vice-prefeito Idemar Barz participou, no Palácio Piratini, do lançamento do programa Geração Consciente. A iniciativa, que faz parte do RS Seguro e é fruto de parceria entre governo do Estado e a Unesco no Brasil, prevê o desenvolvimento de um trabalho cultural e educativo para reduzir os índices de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HIV/Aids entre a população jovem. O termo de adesão será encaminhado ao Município para assinatura. A ação vai integrar o Pacto Pelotas pela Paz.
O programa será desenvolvido em 21 cidades com adolescentes do oitavo ano do Ensino Fundamental ao primeiro ano do Ensino Médio de escolas das redes municipal e estadual de ensino. Em Pelotas, serão 18 instituições participantes, sendo 11 municipais.
“É um projeto muito interessante de prevenção para jovens e adolescentes. Estamos levando o termo de adesão à prefeita Paula Mascarenhas, para que, depois, a Secretaria Estadual da Saúde possa dar os encaminhamentos e iniciar a distribuição das atividades para escolas, através das secretarias municipais de Saúde e Educação e Desporto”, detalhou Idemar.
O programa é um jogo cultural e educativo entre escolas, desenvolvido para oferecer recursos para a promoção da saúde dos adolescentes nas instituições de ensino. As atividades serão divididas em eixos temáticos, todos voltados à prevenção de ISTs e HIV/Aids: emoções e sentimentos, identidade, gênero e sexualidade, sonhando alto, uso abusivo de álcool e outras drogas, saúde sexual e reprodutiva, e estigma, discriminação e violência. A metodologia também inclui a formação dos educadores e concursos culturais, além da premiação final para as escolas com melhor classificação.
Para a coordenadora executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, que também acompanhou a cerimônia, trata-se de um investimento dado ao Município, pelo Estado, que vai dar continuidade ao fomento da construção de projetos de vida, integrando saúde e educação.
“O programa Geração Consciente soma-se às ações de prevenção social do Pacto, à medida que tem por objetivo reduzir os comportamentos de risco na adolescência, infecções por ISTs/HIV e abuso de substâncias psicoativas, com uma linguagem lúdica, através de games, investimento na formação de educadores e engajamento dos jovens”, afirmou Aline.
Participaram do ato o governador Ranolfo Vieira Júnior, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e a secretária-adjunta de Saúde, Ana Costa.
- Municipais
Emef Núcleo Habitacional Dunas
Emef Cecília Meireles
Emef Almirante José Saldanha da Gama
Emef Bibiano de Almeida
Emef Piratinino de Almeida
Emef Jornalista Deogar Soares
Emef Francisco Caruccio
Emef Mário Meneghetti
Emef Núcleo Habitacional Getúlio Vargas
Emef Antônio Ronna
Emef Independência
- Estaduais
Escola Estadual de Ensino Médio Areal
Escola Estadual de Ensino Médio Leivas Leite
Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita
Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Joaquim Duval
Escola Estadual de Ensino Fundamental Doutor Franklin Olivé Leite
Escola Estadual de Ensino Fundamental Rachel Mello
Colégio Estadual Cassiano do Nascimento