Dado foi confirmado no início da tarde desta sexta-feira pela Prefeitura
Por Roberto Ribeiro 31-01-2025 | 14:41:50
A Prefeitura, por meio do serviço de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou no início da tarde desta sexta-feira (31), que Pelotas continua com apenas um caso confirmado de dengue - mesmo número da semana anterior, divulgado sexta-feira passada (24). O caso foi detectado por teste rápido em laboratório, sem passar pelo exame laboratorial do Lacen/RS, Laboratório Central do Rio Grande do Sul, ligado ao Centro de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde.
O boletim atualizado no início da tarde aponta também 41 notificações em janeiro, 39 delas residentes em Pelotas e o restante (duas) de outros municípios. Outros 17 casos foram descartados e 23 permanecem em investigação.
A fim de evitar um surto da doença nos próximos meses, como no ano passado, quando em março a Vigilância anotou quase 200 casos, a Prefeitura lançou a campanha “Deu pra ti - Aqui a dengue não se cria”. A ação consiste na realização de mutirões de limpeza urbana em conjunto com o efetivo de agentes de endemia e comunitários de saúde - a quem cabe distribuir material informativo e prestar orientações e esclarecimentos junto à população.
Em duas semanas já foram realizados três mutirões contra a dengue, em uma parceria entre a Secretaria de Saúde e de Serviços Urbanos e Infraestrutura. Todos no bairro Fragata, região concentra o maior número de focos do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue.