
Pelotas realiza sua primeira Conferência de Direitos Humanos
No próximo sábado (11), das 8h30 às 12h30, Pelotas realizará sua primeira Conferência Municipal de Direitos Humanos, etapa preparatória para a 13ª Conferência Nacional, que tem como tema “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”. O evento será na sala 403C da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e é aberto a todos os interessados.
Durante a Conferência – promovida pela Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), com o apoio da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e do Conselho Municipal de Direitos Humanos – serão debatidos seis eixos temáticos e eleitos os delegados e delegadas que representarão Pelotas na etapa estadual.
Coordenadora do evento, a secretária de Assistência Social, Raquel Nebel, afirma que “precisamos olhar para os direitos humanos também em sua dimensão internacional – compreender como as crises e violências no mundo, como o genocídio do povo palestino e as recentes prisões de brasileiros na fronteira, nos convocam à solidariedade e à defesa da vida”, destacou. Para a secretária, “esta conferência é um espaço de reconstrução da esperança e de reafirmação do nosso compromisso com a dignidade humana e com a democracia”, avaliou.
A palestra central do encontro será ministrada pela doutora em Desenvolvimento Regional/Planejamento Urbano e Regional, Tuize Rovere, arquiteta e urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Ela atua como planejadora urbana social, e pesquisa sobre mulheres, habitação e direito à cidade. Ela foi premiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação, em 2024, e representou Pelotas na última Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.
Confira a programação da Conferência
8h30min – Credenciamento;
8h45min – Mesa de abertura;
9h – Painel – “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a Democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”, com a arquiteta urbanista Tuize Rovere;
9h45min – Leitura Regimento;
10h – Intervalo
10h30min – Grupos para a discussão dos eixos
11h15min – Plenária final
12h – Eleição dos delegados e delegadas
12h30min – Encerramento
Confira os seis eixos da Conferência
Eixo 1 – Enfrentamento das Violações e Retrocessos;
Eixo 2 – Democracia e Participação Popular;
Eixo 3 – Igualdade e Justiça Social;
Eixo 4 – Justiça Climática, Meio Ambiente e Direitos Humanos;
Eixo 5 – Proteção dos Direitos Humanos no Contexto Internacional;
Eixo 6 – Fortalecimento da Institucionalidade dos Direitos Humanos.