
Pelotas recebe cinco sensores pluviômetros
Cinco sensores pluviômetros foram instalados na cidade neste final de semana. Os equipamentos pertencem ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e foram instalados na Estação de Tratamento de Água (ETA) Sinott, no Centro, Areal, Fragata e Colônia Z-3.
Os equipamentos são utilizados para coletar e medir a quantidade de chuva, dados importantes para o monitoramento de riscos de desastres naturais. As informações obtidas permitem a emissão de alertas e avisos para as comunidades em áreas de risco, possibilitando que a Prefeitura, por meio da Secretaria da Defesa Civil, organize ações de prevenção e redução de danos.
Conforme o secretário da Defesa Civil, Milton Martins, a instalação coloca em outro patamar o monitoramento de desastres climáticos e dão suporte ao sistema já existente no Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep).
O Sanep que conta com pluviômetros nas Estações de Tratamento de Água (ETAs): Moreira, Quilombo e Santa Bárbara, na sede do Departamento de Drenagem Urbana (Dedu), situada no Fragata, e nas sete casas de bombas, responsáveis por dar vazão às águas da chuva: Anglo, Castilho, Doquinhas, Farroupilha, Leste, Olvebra e Pontal da Barra