ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Pelotas recebe selo de compromisso com a educação

Reconhecimento da instituição ‘Todos pela Educação’ à gestão da Prefeitura, na área de ensino, deve-se ao trabalho realizado durante a pandemia da Covid-19 para garantir, a todos os estudantes, acesso ao aprendizado de qualidade

Por Marina Amaral 03-12-2021 | 14:09:19

Pelotas recebeu, nesta semana, o seloCompromisso com a Educação”, da instituição nacional Todos pela Educação. A premiação é um reconhecimento à gestão do Município no planejamento e desenvolvimento das ações da rede de ensino visando à qualidade da educação durante o período da pandemia do coronavírus, no ano de 2021, além da participação e cumprimento de etapas e metas no programa que leva o mesmo nome do selo.

Foto: Ascom
“Ficamos muito felizes em participar desta iniciativa, neste momento, em que o grande tema, que mais ganha destaque, é a educação e a recuperação dos estudantes no pós-pandemia. Estamos e vamos continuar fazendo todos os esforços para oferecer uma educação de mais qualidade. Já estamos nesse caminho e o selo “Compromisso com a Educação” só nos estimula a seguir em frente”, destacou a prefeita Paula Mascarenhas, após receber a certificação.

O Todos pela Educação é uma organização da sociedade civil que atua desde 2006, a fim de garantir educação de qualidade. Durante o período da pandemia da Covid-19, principalmente, a instituição atuou para valorizar gestões que priorizam a educação básica. Para tanto, e com intuito de construir pontes entre municípios brasileiros, o programa ‘Compromisso com a Educação’ é destinado a gestores, pautando os avanços educacionais realizados nos quatro anos de governo.

Para a titular da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Adriana Silveira, trata-se de uma conquista compartilhada. “O selo ‘Compromisso com a Educação” reflete o comprometimento e o trabalho conjunto entre Smed e equipes diretivas das escolas, professores e trabalhadores da educação, para priorizar tanto a melhoria contínua da educação básica, como também os avanços da aprendizagem dos alunos na nossa rede municipal de ensino”, defendeu. 

Os investimentos feitos na pandemia

O processo de educação em pandemia foi construído a muitas mãos, envolvendo os profissionais da Secretaria de Educação e Desporto, as equipes diretivas das escolas e suas comunidades escolares, mas, também, foi um trabalho intersetorial com as secretarias de Saúde (SMS) e Assistência Social (SAS). Foi realizada a capacitação dos trabalhadores da educação, adquiridos equipamentos de proteção individual (EPIs) para o uso de todos profissionais e máscaras laváveis seguem sendo distribuídas para os alunos que necessitam, além de todo o cuidado com a higienização das escolas, prezando pela segurança de todos os envolvidos no processo educacional. 

Fotos: Arquivo Ascom

Além disso, o Centro de Operações de Emergências da Saúde para a Educação (COE-E) Municipal, as vigilâncias Sanitária e Epidemiológica realizam visitas de acompanhamento e orientação das escolas. Esses cuidados, aliados ao cumprimento dos protocolos de segurança e o trabalho conjunto tem resultado no retorno seguro às aulas. 

Para que as aulas virtuais pudessem ser feitas, a Smed realizou um levantamento, entre escolas Ensino Infantil, Fundamental e Médio, das zonas urbanas e rural, de quais eram os meios utilizados mais para o ensino não presencial. Facebook, Whatsapp, Google para a Educação, email e Telegram foram as plataformas definidas. Os professores receberam, dessa forma, capacitações para estarem aptos a acessar as plataformas. 

Durante o período de ensino remoto, todos os educandários municipais ofereciam material impresso para retirada pelos alunos, pais e responsáveis. Com isso, através de várias opções e alternativas, todos teriam acesso ao conteúdo e à aprendizagem.

Tags

pelotas, selo, compromisso com a educação, pandemia, educação, escolas

Carregando 0%
Carregando 0%