Reunião no Ministério Público abordou temas como mapeamento e cadastramento da população em situação de rua
Por Ricardo Bandar 04-02-2025 | 10:02:28
Na segunda-feira (03), a secretária Geral de Governo, Miriam Marroni, reuniu as secretarias de Assistência Social, Desenvolvimento Econômico, Serviços Urbanos e Segurança Pública, no Ministério Público de Pelotas, para planejar a reformulação de políticas de acolhimento e inclusão para moradores de rua. Diante do crescente número de pessoas em situação de rua, o município de Pelotas está implementando uma série de revisões nas políticas públicas voltadas à essa população.
Durante a reunião foram apresentadas as novas ações que visam garantir mais dignidade, saúde e oportunidades para os moradores de rua. O plano de ação inclui diversas medidas, sendo a primeira o mapeamento dos locais ocupados durante o dia e a noite, para otimizar o atendimento e a abordagem. Em seguida, será realizado um mutirão para o cadastramento dessas pessoas, com o objetivo de garantir o acesso a serviços essenciais.
Entre as propostas apresentadas está a requalificação do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e da Casa de Passagem, criando uma estrutura que ofereça atendimento médico durante a noite, com foco em saúde geral e mental. Além disso, serão realizadas ações voltadas ao bem-estar, como lazer, esporte e cultura. O Centro POP e a Casa de Passagem terão como foco um ambiente acolhedor e de convivência social, onde as pessoas se sintam seguras e amparadas.
O município implementará um programa de oportunidades de trabalho e cursos de formação profissional, visando a inserção das pessoas em situação de rua no mercado de trabalho. Também será garantido o acesso à documentação básica, essencial para a inclusão social.
Pelotas aderirá ainda ao programa "Minha Casa, Minha Vida" para moradores de rua, uma iniciativa do Governo Federal, com o objetivo de proporcionar moradia digna a essas pessoas. Com a união de esforços das Secretarias de Assistência Social, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Segurança e Serviços Urbanos, espera-se que essas medidas minimizem a difícil realidade vivida por aproximadamente 700 pessoas em situação de rua na cidade.
O projeto visa transformar as políticas públicas de cuidado, saúde mental, acolhimento, trabalho e renda, buscando oferecer uma vida melhor e mais digna para os moradores de rua de Pelotas.