Prefeita e consultores da Urban 95 debateram sobre as melhorias promovidas no município, dedicadas às crianças, e trataram de projetos futuros
Por Micael Carvalho 21-10-2022 | 17:01:56
Nesta sexta-feira (21), a prefeita Paula Mascarenhas recebeu no Paço Municipal, representantes do Estúdio +1, empresa que presta consultoria para a Rede Urban 95 na área de arquitetura e urbanismo. No encontro, foram tratados os avanços de Pelotas nos projetos dedicados à Primeira Infância e, também, as iniciativas que poderão ser construídas coletivamente entre as secretarias municipais.
“Ficamos muito felizes em receber o Estúdio +1, que tem sido um grande parceiro para abrir os nossos horizontes nessa questão do trabalho com a Primeira Infância. É uma alegria vê-los em contato com as nossas secretarias, porque a ideia é que após essa consultoria, possamos caminhar sozinhos para criar espaços públicos mais qualificados e adaptados para receber as nossas crianças”, destacou a chefe do Executivo.
Com os avanços na construção do novo Micro Parque de Pelotas, localizado na esquina das ruas Mário Peiruque e Boaventura Leite, no bairro Bom Jesus, o Município vai assegurar espaços acolhedores e de estímulo para as crianças. A previsão é que o espaço de lazer seja inaugurado ainda neste mês.
O arquiteto e urbanista e consultor da Rede Urbana 95, Luís Milan, explica que a experiência que vem sendo construída em Pelotas tem se tornado referência para outros municípios. “A gente sentiu um engajamento muito grande por parte de todas as secretárias municipais no trabalho para as crianças. Com os avanços construídos coletivamente, nós temos começado a usar Pelotas como exemplo para outras cidades”, afirmou.
A continuidade dos investimentos para o público infantil foi um dos pontos principais tratados no encontro. O projeto apresentado pelos consultores amplia o conceito de “desemparedamento”, ou seja, direcionar as iniciativas para os espaços públicos da cidade, tirando as crianças dos espaços fechados. Um dos exemplos propostos é a criação de rotas escolares, caminhos até as instituições de ensino que sejam brincantes, interativos e contemplados com elementos naturalizados.
Participaram da visita a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Roig, a assessora especial do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, a chefe de Gabinete da prefeita, Kelli Baum, e a consultora da Rede Urban95, Tatiane Morais.
Com previsão de inauguração ainda este mês, o novo espaço de lazer, projetado pelo Estúdio +1 em parceria com a Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, conta com uma área de aproximadamente 1.300 metros quadrados. Foi idealizado e construído com a participação ativa de alunos da rede municipal de ensino, que nomearam o local como Arvoredo, a partir da ideia de que o espaço seja um ambiente de recreação e interatividade das crianças com a natureza.
O novo Micro Parque de Pelotas está sendo construído por diversas frentes, com a colaboração das secretarias de Qualidade Ambiental (SQA), de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), de Obras e Pavimentação (Smop), de Educação e Desporto (Smed), de Desenvolvimento Rural (SDR) e o Sanep.
A Rede Brasileira Urban95 é uma parceria entre a Fundação Bernard van Leer e o Instituto Cidades Sustentáveis, visando estimular e fortalecer programas e políticas públicas que aliem desenvolvimento urbano sustentável e a Primeira Infância no Brasil. Pelotas foi escolhida para integrar essa rede, junto de outras 23 cidades brasileiras, por se destacar em ações de inclusão direcionadas às crianças, como os projetos ACT - Criando Crianças em Ambientes Seguros e Infância Protegida, ambos dentro do Pacto Pelotas pela Paz.
A rede busca promover, com o Poder Público, intervenções nos espaços urbanos, estimulando o crescimento saudável e interativo para os primeiros cinco anos da vida, ou seja, espaços conceituados pela visão de uma criança de 95 centímetros de altura.