Atletas do projeto Remar para o Futuro garantem classificação em campeonato internacional na Itália

Pelotas se torna referência mundial no esporte através do Remo

Atletas do projeto Remar para o Futuro garantem classificação em campeonato internacional na Itália
Por Micael Carvalho 02-08-2022 | 11:08:26
Tags: remar para o futuro, desporto, confederação brasileira de remo

O projeto “Remar Para o Futuro”, da Prefeitura de Pelotas, alcançou um novo destaque no último domingo (31), em Varese, na Itália. Representando a Confederação Brasileira de Remo (CBR), dois atletas da iniciativa conquistaram colocações no Campeonato Mundial de Remo Júnior e Sub-23 2022. A classificação é inédita para o Brasil.

Alcançando a marca de 96% do tempo recorde mundial, a aluna do Colégio Municipal Pelotense, Ana Júlia Ferreira, de 17 anos, garantiu o oitavo melhor tempo da categoria dois sem em nível internacional. Junto da atleta Lara Pizarro, que integra o barco, as brasileiras disputaram a Final B do campeonato, garantindo a segunda colocação em uma prova acirrada com Estados Unidos e Romênia.

Imagem: Divulgação/Remar para o Futuro

“Essa foi minha primeira experiência no mundial e não tenho nem como explicar como foi essa oportunidade. Estar com todos esses países foi uma experiência incrível, que o remo, o esporte e o projeto Remar para o Futuro me proporcionaram”, destacou Ana Júlia.

Outro destaque da competição foi Piedro Tuchtenhagen, que após começar a prática do remo no projeto do Município, hoje representa o Clube de Regatas do Flamengo, no Rio de Janeiro. Competindo na modalidade Double Skiff Sub-23, o atleta alcançou a décima melhor colocação no campeonato.

Para o coordenador técnico e treinador do Remar, Oguener Tissot, os resultados são fruto de muito trabalho e servem como incentivo à prática esportiva. “Esses são resultados de um trabalho que a gente começou lá atrás, junto da Prefeitura e de todos os realizadores do projeto. Isso é muito gratificante e alimenta mais ainda a nossa vontade de seguir desenvolvendo e detectando novos talentos no remo dentro da nossa rede municipal”, afirmou.

Projeto gratuito e direcionado a jovens da rede municipal

O Remar para o Futuro é realizado pela Prefeitura, Academia de Remo Tissot, clubes Centro Português e Flamengo, e tem a coordenação geral do professor da Universidade Federal de Pelotas, Fabrício Boscolo e, como treinador e coordenador técnico, Oguener Tissot. A iniciativa conta com uma equipe de preparadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas, dentista, traumatologista e professora de yoga.

Foto: Arquivo/Ascom

Os treinos ocorrem nas instalações do clube Centro Português para a categoria Júnior. Os atletas do Sub23 residem no Rio de Janeiro ou estão em transição para a cidade, representando o Clube de Regatas do Flamengo. Os jovens e o treinador já participaram de campeonatos sul-americanos e mundial.

Gratuito e direcionado para estudantes da rede municipal de ensino, o projeto está realizando novo processo de seleção para o ingresso de jovens entre 13 e 15 anos de idade. Interessados devem entrar em contato pelo WhatsApp (53) 98142-7174 ou (53) 98102-4868.

Notícias Relacionadas

Aulas da rede municipal de ensino retornam nesta segunda-feira

Aulas da rede municipal de ensino retornam nesta segunda-feira

Prefeitura abre nova consulta pública para escolha de equipes diretivas

Prefeitura abre nova consulta pública para escolha de equipes diretivas

RoboPel levou ações didáticas a Fenadoce

RoboPel levou ações didáticas a Fenadoce

SME empossa seis equipes diretivas da rede municipal

SME empossa seis equipes diretivas da rede municipal