ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Pelotas ultrapassa 21,6 mil doses de vacinas aplicadas

Vacinação dos idosos teve continuidade nesta segunda-feira, quando mais de 380 pessoas, com pelo menos 83 anos, foram imunizadas. Aplicação segue até sexta-feira (5)

Por Marina Amaral 01-03-2021 | 17:52:00

Após imunizar quase dois mil idosos no último fim de semana, a Prefeitura de Pelotas - que já atingiu mais de 21,6 mil doses aplicadas no Município - retomou a vacinação contra a Covid-19 nesta segunda-feira (1º), desta vez, nas sete escolas municipais selecionadas. O dia foi destinado às pessoas com 83 anos ou mais, e foram mais de 380 vacinados.

Idosos foram às escolas selecionadas - Fotos: Rodrigo Chagas

A prefeita Paula Mascarenhas, por meio de uma transmissão ao vivo nas redes sociais, enfatizou que a vacinação segue até sexta-feira (5) e pediu que todos permaneçam tranquilos. 

“Os idosos que não se vacinaram no domingo poderão receber a dose durante a semana”, afirmou. Ela também lembrou que a escolha pela vacinação em escolas deu-se com o objetivo de tornar o processo mais amigável, gentil e seguro.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ministro Fernando Osório, a logística empregada e a ação dos voluntários - desde os profissionais da saúde e membros da organização, até integrantes da Guarda Municipal (GM) e Defesa Civil (DC) - foi alvo de elogios dos idosos e de seus acompanhantes. É o caso de Osmar Brito de 83 anos, morador da Santa Terezinha, que estava na expectativa para receber a vacina após tantos meses isolado em sua casa. 

“O atendimento foi muito bom e o espaço é ótimo”, destacou. 
Idosa vacinada sentiu-se bem e feliz - Foto: Rodrigo Chagas

Logo após a aplicação, Waldira Wilckboldt saiu se sentindo muito bem e feliz. Ela tem 92 anos e foi acompanhada de sua família. Todos destacaram a atuação, carisma e atenção dos trabalhadores envolvidos. No aguardo da segunda dose, João Araújo Macedo, 85 anos, conta que esperou muito para receber o imunizante. Casado há 55 anos, ele foi com a esposa, Maria Helena Dias Macedo. “Estamos esperando para que tudo dê certo”, afirmaram. 

Vacinação continua nos próximos dias

Na terça-feira (2), o processo terá prosseguimento com a imunização de idosos com 82 anos ou mais. A quarta (3), a quinta (4) e a sexta-feira (5) serão os dias destinados àqueles com 80 anos ou mais. Documento de identidade (RG ou CPF), comprovante de residência e cartão SUS, preferencialmente, serão solicitados na hora da aplicação.

Confira a programação desta semana

Idosos com 82 anos ou mais

- Terça-feira (2) - das 10 às 15h, nas sete escolas

 Idosos com 80 anos ou mais

- Quarta-feira (3) - das 10 às 15h, nas sete escolas

- Quinta-feira (4) - das 10 às 15h, nas sete escolas

- Sexta-feira (5) - das 10 às 15h, nas sete escolas

As sete escolas municipais estão localizadas em cinco bairros da cidade, a fim de evitar aglomerações e proporcionar conforto aos idosos. Cada local vai contar com cem doses, todos os dias, até quinta-feira. Para isso, será repetido o esquema de distribuição de cem fichas. Na sexta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai disponibilizar as doses remanescentes da semana. 

Fique atento aos endereços

* Emef Ministro Fernando Osório – avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas); 

* Emef Núcleo Habitacional Dunas – rua Três, 470 (Areal); 

* Emef Francisco Caruccio – avenida Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas); 

* Emef Afonso Vizeu – rua Francisco Moreira, 285 (Areal); 

* Colégio Municipal Pelotense – avenida Bento Gonçalves, 4.507, com entrada pelo Ginásio (Centro); 

* Emef Alcides Mendonça – rua Padre Diogo Feijó, 213 (Fragata); e 

* Emef Francisco Barreto – rua Triunfo, 2.257 (Laranjal).

Pelotas supera as 21,6 mil doses aplicadas

Os dados atualizados nesse domingo (28), no Departamento de Informática do SUS (Formsus), mostram que o Município já aplicou 21.636 doses da vacina contra o coronavírus. Dessas, 13.203 foram destinadas aos profissionais da saúde, 6.005 para idosos acima de 80 anos, 985 para moradores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), 23 para indígenas e 50 para deficientes.

Em relação à segunda dose, foram 1.370 aplicações. Dessas, 880 em profissionais da saúde, 473 em idosos de ILPIs e, 17, em para indígenas. 

Até o último domingo, 754 acamados já haviam sido vacinados, sendo 377 idosos e 377 cuidadores. A imunização em domicílio segue para a faixa etária de 85 anos ou mais, e o registro deve ser feito no site da Prefeitura, através do link.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

80 anos, 81 anos, coronavírus, vacinação, covid, idosos, 83 anos

Carregando 0%
Carregando 0%