ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Pelotas vacina mais de 4,5 mil crianças de 5 a 11 anos

No total, 4.517 menores foram imunizados desde o início da vacinação infantil contra a Covid-19, que começou no dia 19 de janeiro no Município

14-02-2022 | 14:37:57

Na sexta-feira (11), Pelotas alcançou a marca de 4.517 crianças de 5 a 11 anos vacinadas, pelo menos, com a primeira dose que protege contra a Covid-19. Os números divulgados pela Secretaria de Municipal de Saúde (SMS) compreendem meninos e meninas, que residem nas zonas urbana e rural do Município, com e sem comorbidades ou deficiências.

Fotos: Michel Corvello / Arquivo Ascom

As aplicações no público infantil, que se iniciaram no dia 19 de janeiro, continuam. Mas, agora, em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes. Nesta segunda-feira (14), foi aberto mais um ponto para imunização preparado para as crianças. Também sob agendamento, meninas e meninos poderão receber a primeira dose na Casa Cenáculo, localizada na avenida Dom Joaquim, 1.568, nas Três Vendas.

“Estamos trabalhando com muita dedicação e seriedade desde o início da vacinação dos nossos pequenos. O sistema de agendamento foi feito para evitar aglomerações, filas e para dar total atenção a uma criança por vez, visto que o processo de imunização precisa ser diferenciado. É muito importante que os pais ou responsáveis levem seus filhos para iniciar o esquema vacinal e mantenham todos os cuidados necessários. Somente com toda população imunizada poderemos sair dessa situação”, destacou a secretária de Saúde de Pelotas, Roberta Paganini.

Como funciona o agendamento

O agendamento de data, horário e local para a vacinação dos pequenos é, exclusivamente, pelo sistema disponibilizado pela Prefeitura e desenvolvido pela Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel), a fim de agilizar o atendimento e evitar aglomerações ou tempo maior de espera.

Acesse o sistema de agendamento da vacinação das crianças aqui

O próprio sistema faz o cálculo do número diário de agendamentos disponibilizados para imunização na data e liberará para a população. Após a aplicação, as crianças devem ficar em observação, em espaço apropriado, durante 20 minutos. 

Sobre o agendamento da vacinação, a SMS esclarece que, caso o usuário tenha dificuldade ou não tenha acesso à internet, poderá fazer a marcação em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). 

Conforme novas remessas de vacinas forem enviadas ao Município, mais datas e horários para agendamentos serão disponibilizados.

Confira os pontos selecionados para a imunização infantil

1ª dose

* Crianças de 6 a 11 anos - CoronaVac

Mediante agendamento no site da Prefeitura dedicado ao coronavírus.

- De segunda a sexta-feira

* Unidade de Vacinação Infantil (Casa Cenáculo) – avenida Dom Joaquim, 1.568 - Três Vendas, das 8h às 18h (sem fechar ao meio-dia)

- Segunda-feira

* UBS Simões Lopes - avenida Visconde da Graça, 107 - Simões Lopes

- Terça-feira

* UBS Guabiroba - rua Doutor Arnaldo da Silva Ferreira, 352 - Fragata

- Quarta-feira

* UBS Santa Terezinha - rua São Miguel, 5 - Três Vendas

- Quinta-feira

* UBS Laranjal - rua São Borja, 683 - Laranjal

- Sexta-feira

* UBS Bom Jesus - Avenida Itália, 350 - Areal

* Crianças a partir de 5 anos e de 5 a 11 anos que sejam imunocomprometidas, tenham comorbidades ou deficiência - Pfizer

Mediante agendamento no site da Prefeitura dedicado ao coronavírus.

- De segunda a sexta-feira

* Unidade de Vacinação Infantil (Ubai Navegantes) - rua Dona Darci Vargas, 212 – Navegantes, das 9h30min às 19h30min

Nessas datas, as UBSs não aplicarão nenhum outro tipo de vacina ou atendimento.

No dia que as Unidades Básicas de Saúde estiverem aplicando a vacina pediátrica, de acordo com o cronograma exposto, não haverá vacinação para adultos.

Documentação necessária

Crianças de 5 a 11 anos

- Documento de identidade da criança e do responsável legal com foto

* Caso a criança não tenha documento com foto deverá apresentar cópia da Certidão de Nascimento juntamente com a declaração disponível neste link

- Comprovante de residência do responsável

- Carteira Nacional de Vacinação da criança

- Declaração Vacinação para Adolescentes/Crianças - disponível em http://bit.ly/vacina-crianca-pelotas

- Comprovante do agendamento da vacinação - com protocolo final (pode ser print da tela)

- Atestado (simples - não precisa ser padrão) para crianças de 5 a 11 anos, a fim de comprovar o imunocomprometimento, comorbidade ou deficiência

Orientações da SMS

A SMS esclarece que, para receber a dose contra a Covid-19, a criança deve aguardar o intervalo mínimo de 15 dias entre a aplicação desse imunizante e qualquer outro do calendário vacinal infantil, não podendo recebê-los concomitantemente. 

Continua a orientação às pessoas que apresentarem sintomas gripais de não comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.

Tags

vacinação infantil em pelotas, vacinação de crianças em pelotas, vacinação em pelotas, covid-19, coronavírus

Carregando 0%
Carregando 0%