Pelotense está entre os cinco melhores taekwondistas surdos do mundo
Marcelo Bispo, 27 anos, é surdo-atleta, integrante da equipe do projeto Quem Luta Não Briga (QLNB), projeto de taekwondo da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Selj) em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), desde seus 14 anos e esteve no Japão representando a Seleção Brasileira de Taekwondo nas Surdolimpíadas de Verão Tóquio 2025. A competição foi encerrada nesta quarta-feira (26), e Marcelo finalizou sua participação em destaque, com a 5° colocação mundial.
Em 2021, o atleta já havia participado das Surdolimpíadas, e ao longo do tempo vem demonstrando seu desenvolvimento técnico. Em Tóquio, confirmou isso ao apresentar uma atuação sólida e de destaque, saindo do 14º lugar no ranking internacional, colocação alcançada após a medalha de prata no Pan-Americano de Surdos, e subindo para a 5° posição.
O QLNB atua diretamente na formação de crianças e jovens, estimulando disciplina, inclusão, desenvolvimento esportivo e protagonismo juvenil. O projeto possui um papel fundamental no oferecimento de condições de preparação, acompanhamento e suporte, permitindo que atletas como Marcelo alcancem espaço em competições de nível mundial. A recorrente presença de atletas do QLNB em disputas esportivas de alto nível confirmam isso, e dessa forma, colocam Pelotas como destaque no mundo do esporte, principalmente na modalidade de taekwondo.