ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

População deve procurar UBSs para atendimentos sem urgência

Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mantém atendimento à população no turno da tarde. Pacientes com sintomas agudos não gripais ou doenças crônicas devem procurar o serviço da Atenção Primária do Município

22-03-2021 | 13:08:21

Devido ao aumento, nos últimos dias, no registro de casos que não configuram urgência ou emergência no Pronto Socorro de Pelotas a Prefeitura alerta a população sobre os serviços prestados na rede de Atenção Primária do Município. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que pessoas com sintomas agudos não gripais ou doenças crônicas, procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no turno da tarde, para esse tipo de atendimento.

 Conforme protocolo criado pela SMS para ordenar o fluxo de pessoas nas unidades de saúde de Pelotas, ainda no início da pandemia, pacientes com sintomas agudos não gripais, como alterações na pressão arterial, mal estar, entre outros casos, assim como doenças crônicas, podem procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

"As UBSs estão atendendo à tarde todas as pessoas que não apresentam sintomas gripais. Casos que não são de urgência ou emergência devem procurar a atenção primária municipal e não o Pronto Socorro", esclarece a gestora da pasta.

Também no horário da tarde, as UBSs realizam o acompanhamento pré-natal, consultas para entrega de receitas, assim como a aplicação de vacinas que não são contra a Covid-19. O horário de atendimento é das 13h30min até as 17h30min, de segunda a sexta-feira.

Pela manhã, o serviço é voltado apenas para pacientes com sintomas gripais. A secretaria ainda informa que a vacinação contra a Covid será mantida em prédios de escolas municipais e através do sistema drive-thru.

Atendimento por classificação no PS

A diretora do Pronto Socorro, Odineia da Rosa, explica que o PS é responsável pelo atendimento de urgências ou emergências como mal súbito, traumas, acidentes, casos que envolvam risco de morte. 

"Casos que não sejam de mal súbito, como pessoas com doenças crônicas, não devem procurar o Pronto Socorro, devem se dirigir às UBSs. Também não estamos atendendo pessoas com sintomas gripais", frisa Odineia.

Os pacientes que procuram o PS passam pelo acolhimento na barraca de triagem e são classificados por cores, os mais graves têm prioridade no atendimento, seguidos pelos considerados eletivos.

Atendimento para casos de sintomas gripais

A SMS orienta que pessoas com sintomas gripais leves, devem procurar as UBSs no horário da manhã ou a Central de Teleconsulta, pelo telefone 0800 6485 319, das 8h às 18h para informações sobre a Covid-19 e atendimento psicológico, e das 12h às 18h para atendimento médico , sempre de segunda a sexta-feira. 

 No site da Prefeitura também é possível obter orientações através do chat bot Dra. Vida, que funciona 24 horas. Para acessar, basta clicar no ícone do robô, que fica no canto inferior direito do site, e preencher o formulário. 

 Casos mais graves devem dirigir-se ao Centro Covid, localizado no prolongamento da avenida Bento Gonçalves, n° 4589, ou a UPA Areal, situada na avenida Ferreira Viana, n° 2231.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

atendimento, pacientes, sintomas, gripais, doenças crônicas, UBSs, Pronto Socorro

Carregando 0%
Carregando 0%