ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assessoria de Comunicação

Prazo da Consulta Popular é prorrogado até o dia 15

Ampliação do período reforça mobilização para conquistar participação do eleitorado pelotense

Por Tânia Magalhães 30-11-2021 | 15:47:14

 A Consulta Popular 2021, cuja votação nas propostas iniciou-se no dia 22 e se encerraria nesta terça-feira (30), foi prorrogada até o dia 15 de dezembro, por solicitação dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), promotores do processo junto com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul. A Prefeitura de Pelotas, como apoiadora da iniciativa que garante recursos, no orçamento do Estado, para as alternativas mais votadas, intensifica, por meio das pastas de Desenvolvimento Rural e de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, a mobilização para conquistar participação expressiva do eleitorado.

A Consulta Popular é o meio que os 28 Coredes do Rio Grande do Sul utilizam para assegurar recursos a áreas específicas, escolhidas preliminarmente pela população, no orçamento estadual. O Corede-Sul abrange 22 municípios. Para essa região, concorrem cinco propostas relacionadas ao turismo, agricultura e tecnologia.

Para aprovar uma proposta, é preciso que o Município participe com votação de, no mínimo, 2% de seu eleitorado. Neste ano, R$ 30 milhões estão assegurados para as áreas vencedoras da Consulta Popular.

Como votar

A participação na Consulta Popular é simples e virtual. Basta o eleitor acessar o aplicativo Colab ou o endereço eletrônico consultapopular.rs.gov.br. É preciso informar, por questão de segurança, o CPF, Título Eleitoral e data de nascimento. Preenchidas as exigências, chega a hora da escolha de apenas uma das alternativas.

Cinco propostas

1. Praia sustentável no município de Turuçu

2. Sinalização turística regional

3. Correção do Solo

4. Agroindústria familiar

5. Cidades inteligentes: pontos públicos de internet

A proposta selecionada será a que obtiver maior votação. 

Área rural

As propostas 3 e 4 são relativas à área rural. A Secretaria de Desenvolvimento Rural intensifica os contatos para que os eleitores direcionem a escolha para a de número 3. “Correção do solo é pauta de grande demanda dos produtores. O Município faz licitações para aquisição de calcário e, em parceria com os agricultores, providencia o frete”, esclarece o secretário Jair Seidel, reafirmando que a mobilização em busca do voto foi favorecida pela prorrogação do prazo da Consulta Popular.

Turismo

A proposta 2 - Sinalização turística regional – contempla o desenvolvimento da Costa Doce, atraindo mais visitantes. O turismo é reconhecido como área geradora de empregos, renda e projeção local.

“O aumento de prazo da Consulta Popular nos mobiliza a reforçar ainda mais a campanha de conscientização junto ao eleitorado, despertando-o para a importância de participar no processo. A aprovação da proposta depende do número de votos que receber”, lembra o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella.

Tags

consulta popular, prazo prorrogado, votação, eleitor, propostas, corede, orçamento estadual

Carregando 0%
Carregando 0%