ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Prefeita abre o “Dia do Migrante e do Refugiado”

Evento promovido pela Prefeitura reforça compromisso do Município com o acolhimento e integração de migrantes e refugiados

Por João Victor Rodrigues 18-12-2024 | 14:54:28

A prefeita Paula Mascarenhas participou na manhã desta quarta-feira (18) da abertura do evento “Dia do Migrante e do Refugiado”, realizado na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Promovido pela Prefeitura de Pelotas, em parceria com o Comitê Municipal de Atenção aos Migrantes, Refugiados e Apátridas, a iniciativa busca sensibilizar e capacitar a comunidade sobre os desafios enfrentados por por estas pessoas que vêm de outros países, a fim de  promover o diálogo interinstitucional e o fortalecimento das políticas de acolhimento.

A chefe do executivo destacou a importância de construir uma cidade acolhedora para todos, incluindo migrantes e refugiados, e citou os avanços conquistados pelo município. “Nós queremos que as pessoas em Pelotas se sintam bem, que a nossa cidade seja uma cidade acolhedora a todos e a todas”, afirmou. Paula também ressaltou a relevância do programa de segurança pública Pacto Pelotas pela Paz como impulsionador de iniciativas de cidadania e acolhimento. “O Pacto é um programa amplo, que ultrapassa as fronteiras da segurança pública, pensando em uma cultura de paz e no bem-estar das pessoas”, completou.
A caboverdiana Ednéia Brazão, bacharel em Música pela Conservatório de Música da UFPel, se apresenta na abertura do Dia do Migrante e do Refugiado, no auditório da Faculdade de Direito, na manhã desta quarta-feira (18)

Aline Crochemore, assessora especial do Pacto Pelotas pela Paz, ressaltou a importância do evento como espaço de articulação e aprendizado. “Esse é um trabalho que se fortaleceu ao longo dos anos, com passos consistentes para aprimorar a governança migratória e a qualidade dos serviços prestados”, afirmou.

Durante a cerimônia, foi destacado que as pautas de relações internacionais ganharam maior visibilidade e relevância na atual administração municipal, com a criação do Departamento de Relações Internacionais. A medida tem contribuído para dar uma atenção mais estratégica e coordenada a temas como a imigração e o refúgio, além de fortalecer a atuação do município em promover a integração e o acolhimento dessas populações.

A programação contou com palestras que abordaram políticas migratórias, assistência jurídica e governança migratória. Entre elas, destacou-se a fala “Atores e Governança na Migração”, ministrada por Gisela Netto, da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), Elton Bozetto, da Cáritas Arquidiocesana, e Patrícia Siqueira, da Agência da ONU para Migrações (OIM). Também foram mencionadas iniciativas como a Clínica Intermigra, da Universidade Federal de Pelotas, e a Clínica de Atendimento Jurídico a Migrantes e Refugiados, da Universidade Católica de Pelotas, além de serviços oferecidos à população migrante, como orientação jurídica, encaminhamento ao mercado de trabalho pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, realizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O “Dia do Migrante e do Refugiado” contou com apoio da Cáritas Arquidiocesana de Pelotas, UFPel, UCPel, e FGTAS/Sine). A programação contou com a presença da reitora da UFPel, Isabela Andrade, e da diretora de Relações Internacionais do município, Esmeralda Faria.

Tags

Acolhimento, Troca, Integração

Carregando 0%
Carregando 0%