ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Prefeita abre RoboPel 211 no Parque Tecnológico

Evento também marcou a entrega de kits de robótica para escolas municipais

Por César Soares 06-07-2023 | 18:49:17

Fotos: Michel Corvello

A prefeita Paula Mascarenhas e o vice-prefeito Idemar Barz, professores e estudantes da rede municipal abriram o RoboPel 211, no Pelotas Parque Tecnológico, nesta quinta-feira (6). O evento também foi marcado pela entrega de 20 novos kits de robótica para as escolas da rede municipal que integram o projeto Clubes de Robótica e Computação Criativa.

Após a apresentação da banda do Instituto de Menores, a edição do RoboPel, que marca os 211 anos de Pelotas, foi aberta pelas autoridades. A prefeita ressaltou a importância da iniciativa para o futuro dos estudantes. 

"Ao conhecer um pouco dos experimentos e dos projetos expostos aqui, vendo essas crianças pequenininhas entendendo destas áreas, eu fico muito motivada e confiante de que estamos no caminho certo. O RoboPel nasceu para dar espaço para o crescimento, para a criatividade, para ousadia de sonhar e construir um futuro melhor", salientou Paula. 

A secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira, destacou que a rede municipal vem participando com oficinas e mostras desde a primeira edição do Robopel e nesta não é diferente. “Nos orgulha muito poder contar com professores protagonistas na rede municipal de ensino, que estão hoje ministrando oficinas, compartilhando saberes com seus pares, assim como, os professores líderes dos Clubes de Robótica e Computação Criativa das escolas, apresentando o trabalho desenvolvido com os alunos no projeto.”

Os kits de robótica

O município repassou às escolas da rede 20 novos kits de robótica com diversos materiais e ferramentas como ferro de Solda, alicate de bico fino, jumper macho/fêmea, potenciômetro, chave de fenda, ponte H dupla, cabo USB, capacitor cerâmico 100nF, micro servo motor, sensor ultrassônico, bateria de lithium 3V, capacitor eletrolítico 100uF 50V, placa de arduino, dentre outros instrumentos. Um investimento orçado em mais de R$ 20 mil.

"Estes componentes eletrônicos são muito bem-vindos ao projeto, para que os alunos explorem sua criatividade para realizar práticas maker e também peças de montagem de chassis e braços robóticos para a construção de protótipos e o desenvolvimento dos projetos de robótica", observou a coordenadora pedagógica do CETEP e responsável pelas ações desenvolvidas nos clubes, Cris Elena Padilha.

Atualmente, 21 escolas municipais contam com o Projeto Clubes de Robótica e Computação Criativa, que é coordenado pelo Centro Tecnológico Educacional de Pelotas (CETEP) da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Este projeto envolve em torno de 400 estudantes do Ensino Fundamental que realizam atividades de computação criativa, aliadas à robótica educacional. Um dos impactos deste projeto são os relevantes resultados obtidos pelas comunidades escolares, como as participações dos estudantes em eventos como RoboPel e o evento Internacional do Motic São Léo, em 2022.

A coordenadora do CETEP, Adriane Esperança, também reiterou que o Centro serve também como rede de apoio aos professores, proporcionando a formação continuada para que os mesmos possam atuar em projetos como este, de forma que eles possam estimular o protagonismo dos alunos, a criatividade e inovação utilizando recursos tecnológicos atualizados.

O RoboPel

O RoboPEL é um evento que promove uma aproximação entre as comunidades educacionais e estimula colaborações voltadas a uma educação mais criativa, inovadora e significativa para os alunos e professores. O evento teve sua primeira edição em 2018 quando a cidade de Pelotas comemorou seus 206 anos de fundação. O evento está na 6ª edição e destina-se a promover trocas de saberes e experiências dentro da aprendizagem criativa conectando professores, alunos e profissionais da educação a partir de ecossistemas de inovação e tecnologias. 

Neste ano a rede municipal mobilizará cerca de 630 estudantes, desde a Educação Infantil, Fundamental e EJA, para visitação no Pelotas Parque Tecnológico, além dos alunos com deficiência que terão atividades relacionadas às inovações tecnológicas simultâneas, na Clínica Neuro Educando, uma realização em parceria com o Centro de Apoio, Pesquisa e Tecnologias para Aprendizagem (Capta) e Sebrae-RS, buscando ser cada vez mais realizar a inclusão digital.

Também acompanharam a cerimônia o presidente do Conselho de Administração do Pelotas Parque Tecnológico, Leonardo Reichov; a diretora-executiva do Parque, Rosâni Ribeiro; o diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Tecnosul, Tiago Primo e a diretora da Secretaria de Inovação Ciência e Tecnologia do Estado, Paola Scheaffer.

Escolas que receberam os kits 

Colégio Municipal Pelotense

EMEF. Ministro Arthur de Souza Costa

Nossa Senhora de Lourdes

EMEF Independência

EMEF Bruno Chaves

EMEF Balbino Mascarenhas

EMEF. Bibiano de Almeida

EMEF Professora Maria Helena Vargas da Silveira

EMEF Afonso Vizeu

EMEI Luiz Augusto Assumpção

EMEF Dr Joaquim Assumpção

EMEF Waldemar Denzer

EMEF Cecília Meireles

EMEF Ministro Fernando Osório

EMEF Wilson Muller

EMEF Olavo Bilac

EMEF Almirante Raphael Brusque

EMEF Dr. Mário Meneghetti

EMEF Jornalista Deogar Soares

EMEF Santa Terezinha

EMEF Frederico Ozanan

Tags

RoboPel, robótica, Parque Tecnológico, kits, computação

Carregando 0%
Carregando 0%