ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Prefeita anuncia novas restrições para conter a pandemia

Município acompanhará determinações estaduais, como o fechamento de todas as atividades, das 20h às 5h, a partir desta terça-feira (23)

22-02-2021 | 19:23:40

No fim da tarde desta segunda-feira (22), a prefeita Paula Mascarenhas realizou transmissão ao vivo, pelas redes sociais, para comunicar, à população, as novas determinações de enfrentamento à pandemia. As medidas buscam atender a classificação de Pelotas em bandeira vermelha estabelecida pelo modelo de Distanciamento Controlado do governo do Estado. Entre as regras anunciadas, está o fechamento de todas as atividades das 20h às 5h.

Paula abriu a live destacando a situação agravada pela pandemia em todo o Rio Grande do Sul, como em Pelotas, que passou da bandeira laranja para a vermelha. Ela destacou, também, o aumento na ocupação dos leitos hospitalares, sendo que do total de 40 vagas em UTI, 33 estão ocupadas no Município hoje.

"Essa situação é muito grave. Exige medidas duras, mas ainda temos como evitar a bandeira preta. Então, vale para todo o Estado a restrição das 20h às 5h, determinada pelo governador, e nós vamos cumpri-la", disse a prefeita.

Além do fechamento, por nove horas, das atividades, a prefeita citou outras restrições que serão publicadas, nesta terça-feira (23), em novo decreto municipal. A gestora disse que está vedada a permanência de pessoas em locais públicos em qualquer hora do dia ou da noite e anunciou a operação do comércio com até 25% da capacidade de ocupação, conforme o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI). Também está proibida a realização de eventos e festas em Pelotas. "Tudo o que não estiver expresso no nosso decreto seguirá as normas do Estado para bandeira vermelha", reiterou.

O decreto também suspende as cirurgias eletivas até 31 de março. A volta às aulas no Município está confirmada para 15 de março, mas de forma remota. 

Medidas paralelas

Além das restrições, Paula enfatizou outras ações relacionadas ao enfrentamento à pandemia, como a manutenção do funcionamento de dez leitos de UTI Covid na Beneficência Portuguesa. Também falou sobre a busca de recursos federais, em conjunto com os prefeitos da Azonasul, para a manutenção dos leitos hospitalares. Sobre a vacina, disse que aguarda, para os próximos dias, nova remessa de doses para prosseguir com a aplicação nos grupos prioritários, de acordo com determinação estadual.

"Estamos vivendo um momento muito difícil, de aumento de casos. Precisamos colaborar uns com os outros. Vamos usar máscara, sempre que tivermos que sair e álcool gel. Lavem as mãos. A gente precisa preservar vidas. Sejam compreensivos. O pelotense é solidário - eu confio nisso", concluiu.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

saúde, coronavírus, decreto, restrições, fechamento, leitos

Carregando 0%
Carregando 0%