ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Prefeita apresenta o novo Painel Covid-19 Pelotas

Durante transmissão de vídeo ao vivo, o sistema de acompanhamento dos dados da pandemia foi oficialmente lançado. A gestora também falou sobre a volta às aulas e a falta de doses da CoronaVac no Município

Por Marina Amaral 26-05-2021 | 17:36:23

O novo Painel Covid-19 de Pelotas foi apresentado, nesta quarta-feira (26), pela prefeita Paula Mascarenhas, durante transmissão de vídeo ao vivo nas redes sociais da Prefeitura. O sistema, desenvolvido pela Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), será atualizado, diariamente, com os dados da pandemia do coronavírus no Município, possibilitando à população um melhor acompanhamento da situação. A volta às aulas presenciais da rede municipal de ensino, a vacinação dos profissionais da Educação e os imunizantes referentes à 2ª dose, que estão faltando na cidade, também foram temas abordados na live. 

O sistema, que pode ser acessado aqui, traz, assim como os boletins diários, os números da pandemia (número de positivos, recuperados, novos casos, exames em análise, óbitos diários e totais), além das taxas de letalidade e mortalidade do vírus e a evolução de todos esses dados. Em relação às internações em Pelotas, é mostrada a ocupação de leitos e a quantidade de pessoas que aguardam uma vaga. Além disso, o Painel traz as vacinas aplicadas, referentes à 1ª e à 2ª dose, e a taxa de transmissão do vírus - dado que servirá de balizador para a tomada de várias decisões.

De acordo com Paula, o novo modelo surgiu com a necessidade de ter um termômetro municipal, que mostrasse a realidade da cidade, para acompanhar a pandemia. “Ele vai ser importante para a gestão poder ver os números, para que os epidemiologistas e pesquisadores possam acompanhar a situação e, também, para a população em geral. Vai ser mais transparente e acessível”, afirmou.  

Novo sistema de monitoramento dos dados da pandemia foi apresentado durante live - Foto: Gustavo Vara

Retorno do ensino presencial

Outro tema discutido ao longo da transmissão foi a volta às aulas da rede municipal, que será de forma híbrida e tem previsão para começar no dia 16 de junho. A prefeita explicou como se dará esse processo, que precisava de uma possível data, a fim de que as escolas e os trabalhadores envolvidos fossem preparados. No entanto, ela ressaltou que, se não houver segurança garantida, as aulas presenciais não retornarão. Para isso, a Prefeitura vai acompanhar os dados da pandemia. 

“Nós tivemos todo o cuidado. Não podemos ficar indefinidamente mantendo as nossas crianças fora da escola, porque isso traz enormes prejuízos, do ponto de vista pedagógico e de saúde. Os médicos têm nos alertado sobre isso”, frisou a gestora.  

Após conversar com especialistas, epidemiologistas e pesquisadores, foi definido que a taxa de transmissão vai ser a base de decisões no que tange à volta às aulas. Quando esse número estiver abaixo de 0.9, o retorno é tranquilo; quando estiver entre 0.9 e 1.1, o retorno é possível, mas com muito cuidado; e, por fim, a partir de 1.2, as escolas devem permanecer fechadas. Até essa terça-feira (25), a taxa de transmissão, em Pelotas, era de 1.16.

"Nós retornaremos às aulas presenciais na rede municipal se a nossa taxa de transmissão estiver até 1.19. Se ela chegar a 1.2, não retornaremos, pois isso significa avanço na pandemia e precisamos manter o cuidado com os professores e crianças”, justificou.

Paula ainda falou sobre a vacinação dos profissionais de Educação, que está seguindo um cronograma, formulado pela SMS, que se estende até a próxima semana. Neste primeiro momento, o processo é dedicado aos professores e trabalhadores de apoio, que atuam no Ensino Infantil e no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.  

Veja mais

+ Município ajusta calendário de vacinação para profissionais da educação

Doses faltantes

A fim de tranquilizar a população quanto ao controle das vacinas contra o coronavírus que são aplicadas em Pelotas, a prefeita detalhou que, devido a uma falha no envio de doses de CoronaVac por parte do governo do Estado - que resultou em uma diferença de quase 2.2 mil doses - e o fato de que a metade dos frascos vem com doses a menos (nove ao invés de dez, por exemplo), o Município está com um déficit de cerca de 10 mil imunizantes. 

“O que há é a escassez de vacina no Brasil. O Estado recebe menos doses e, consequentemente, os municípios também. Temos um controle absoluto e rígido das doses em Pelotas. A gente não desperdiça nada, porque sabe que as pessoas precisam. Essa é a saída do coronavírus - superar o vírus com a imunização da população”, destacou.

Por fim, Paula pediu calma aos pelotenses e que aguardem a aplicação da 2ª dose para completar a imunização. Também lembrou a importância e a necessidade de seguir se protegendo, com a utilização de máscara, higienização e distanciamento social.

Tags

painel covid-19, dados da pandemia, coronavírus, volta às aulas, rede municipal, doses, coronavac

Carregando 0%
Carregando 0%