Serviço será executado pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, vai funcionar por agendamento e de maneira remota

Prefeita assina termo para implementar Central de Libras

Serviço será executado pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, vai funcionar por agendamento e de maneira remota
Por Marina Amaral 04-04-2024 | 16:42:57
Tags: central de libras, termo de colaboração, assinatura, prefeita

A prefeita Paula Mascarenhas assinou, nesta quinta-feira (4), o termo de colaboração entre Município e Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, que marca o início da execução da Central de Interpretação de Libras (CIL) em Pelotas. A cerimônia ocorreu no Pelotas Parque Tecnológico e contou com representantes da comunidade surda e com deficiência auditiva.

Por meio do contrato, assinado após lançamento de edital pela Secretaria de Assistência Social (SAS) com a Federação, uma Organização da Sociedade Civil (OSC), o serviço será executado de forma on-line via agendamento. O objetivo é fornecer a tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais para dar apoio à pessoa surda ou com deficiência auditiva. 

“Sabemos que não estamos implementando o ideal, mas estamos avançando em direção a algo que será eficiente e humanizado e precisaremos de vocês para organizar esse sistema. Esse serviço será de fundamental importância para a autonomia das pessoas. É uma satisfação estar tão próxima, enquanto prefeita, nessa conquista”, frisou a gestora. 
Cerimônia de assinatura do termo de colaboração - Fotos: Michel Corvello

O vice-presidente da Associação de Surdos de Pelotas, Jean Michel, pediu para que a Central de Libras seja amplamente utilizada e divulgada, já que é um direito da comunidade, para que todas as pessoas saibam da sua existência, usufruam gratuitamente e garantam sua autonomia. O representante da Federação, Pablo Tavares, afirmou que o serviço vai possibilitar acessibilidade, reconhecimento e comunicação na cidade. 

Também participaram do ato o secretário de Assistência Social, Tiago Bündchen, a chefe de Gabinete da prefeita, Kelli Baum, o assessor especial de Comunicação, Gustavo Azevedo, e a vereadora Fernanda Miranda (PSol).

Como vai funcionar o serviço

O serviço prestado na Central de Implementação de Libras consiste na intermediação da comunicação entre a pessoa com deficiência auditiva, surdos e surdocegos, usuários ou não de Libras, por profissional devidamente qualificado. Será executado por agendamento, solicitado por telefone, e-mail, aplicativo de smartphone, computador, tablet, ou de forma presencial. 

O atendimento será realizado de forma on-line, por videochamada, chat de comunicação ou aplicativo como WhatsApp ou FaceTime. Nos serviços públicos oferecidos pelo Município nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, respeitará uma fila de espera, seguindo critérios de emergência e atendimento prioritário a idosos, gestantes e pessoas com deficiência. 

Será necessário realizar o cadastro junto à CIL e fornecer RG, CPF e comprovante de residência. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira das 8 às 12h e das 13 às 17h, e no mínimo um profissional intérprete de Libras atuará em cada turno.

Notícias Relacionadas

Cadastro Único passará por manutenção nesta sexta-feira

Cadastro Único passará por manutenção nesta sexta-feira

Pelotas realiza a Conferência de Assistência Social

Pelotas realiza a Conferência de Assistência Social

Prefeitura intensifica cuidados com população vulnerável no frio

Prefeitura intensifica cuidados com população vulnerável no frio

Conferência de Assistência Social será realizada nesta semana

Conferência de Assistência Social será realizada nesta semana