ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Escola de Gestão Pública

Prefeita celebra formatura do programa de Lideranças Negras

Iniciativa visa avançar nas pautas relacionadas à equidade racial e de gênero, fomentando a participação dos servidores em cargos de gestão

Por Carol Quincozes 19-12-2024 | 19:36:00

A prefeita Paula Mascarenhas celebrou na tarde desta quinta-feira (19) a formatura da primeira turma do Programa de Incentivo a Lideranças Negras, realizada na sala Frederico Trebbi, no Paço Municipal. A iniciativa é promovida pela Escola de Gestão Pública (EGP) e tem como objetivo avançar nas pautas relacionadas à equidade racial e de gênero a partir da oferta de formação complementar, fomentando a participação ativa dos servidores do setor público, principalmente em cargos de liderança. No total, 20 alunos receberam a certificação.  

A chefe do Executivo parabenizou os formandos. “Formaram-se, hoje (quinta-feira), servidores e servidoras que têm muita vontade e capacidade de assumir desafios do serviço público e, sobretudo, muito amor à causa pública. Eu espero que o futuro deles reserve muitas coisas boas, principalmente, a ocupação de espaços de liderança. Eles são inspiradores”, afirmou a gestora.

A secretária executiva da Secult, Helenira Brasil, fala ao microfone durante a formatura da primeira turma do programa de Incentivo à Lideranças Negras, promovida pela Escola de Gestão Pública da Prefeitura Municipal de Pelotas, na sala Frederico Trebbi (Fotos: Rodrigo Chagas) 

Paula também comemorou a conquista do programa, que alcançou o 1º lugar no Prêmio da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), na categoria de Direitos Humanos. “Não poderia haver encerramento melhor para um mandato”, relatou.

Para a coordenadora da Escola de Gestão Pública, Tavane Krause, o comprometimento e persistência dos participantes foi indispensável para o sucesso do programa. “Nesses seis meses que promovemos a trilha de aprendizagem, pudemos conhecer servidores públicos que trabalham nas mais diversas áreas e que trazem consigo não apenas suas vivências e experiências, mas, também, as suas trajetórias como servidores”, afirmou.

Para uma das formandas, Helenira Brasil, fazer parte da formação foi uma experiência muito importante. “Sabemos que 54% da população é composta por pessoas negras. Quando chegamos ao serviço público, não vemos essa representatividade que é tão importante”, afirmou.  

Participaram da cerimônia o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, o assessor Especial de Comunicação, Gustavo Azevedo, a assessora Especial do programa Cidade das Crianças, Carmen Vera Roig, a secretária de Segurança Pública, Cíntia Aires, a diretora executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore e a vice-prefeita eleita, Daniela Brizolara.

Tags

Apoio, Formação, Funcionalismo

Carregando 0%
Carregando 0%