ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Habitação e Regularização Fundiária

Prefeita entrega banheiros para famílias do Santa Cecília

Foram construídos 22 módulos sanitários, do total de 200 em seis áreas da cidade

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 21-05-2024 | 19:25:08

A prefeita Paula Mascarenhas entregou, nesta terça-feira (21), os últimos cinco módulos sanitários dos 22 construídos em residências do loteamento Santa Cecília. As obras contaram com o investimento de R$ 300 mil e foram custeadas pelo Programa Avançar na Habitação, parceria da Prefeitura com o governo do Estado.

Paula conversou com os moradores, que agradeceram pelas instalações Os que já as estavam utilizando fizeram comentários sobre as funcionalidades, como o chuveiro quente. "Banheiros são itens fundamentais em uma casa para a dignidade e conforto das famílias, inclusive com banho quente em um momento em que Pelotas já vive dias com temperaturas mais amenas", disse a prefeita.

Os módulos têm 2,8 metros quadrados, com vaso, chuveiro e pia, na parte interna, e tanque na externa. Cada unidade envolveu custo aproximado de R$ 13 mil. Além da alvenaria, louças e metais, foi necessária a instalação elétrica, hidráulica e de esgoto, que as casas não as possuíam. Um banheiro, de uma família atendida pelo Moradia Digna Primeira Infância, também recebeu mobiliário e pintura colorida, um espaço lúdico. 

Um dos módulo sanitários do Programa Avançar na Habitação, parceria entre Prefeitura e governo do Estado, entregues na tarde desta terça-feira no loteamento Santa Cecília Foto: Michel Corvello

As obras no Santa Cecília foram as primeiras do Programa Nenhuma Casa Sem Banheiro, que prevê a construção de 200 unidades em comunidades vulneráveis de Pelotas, que incluem os loteamentos Oito de Março, 23 de Maio, Vasco Pires, Getúlio Vargas e Vila Farroupilha.

A secretária de Habitação e Regularização Fundiária, Cláudia Leite, diz que é muito gratificante oportunizar a famílias em situação de vulnerabilidade um banheiro que oferecerá mais qualidade de vida. “O Programa foi pensando para diminuir o déficit habitacional qualitativo, para atender as famílias que não têm módulo sanitário”, explica.

As famílias beneficiadas atenderam requisitos como renda, residirem no local, nunca terem sido beneficiadas com programas habitacionais e seus terrenos serem regularizados ou estarem em processo de regularização. Para a seleção, foram utilizados critérios como a presença de crianças, idosos e pessoas com deficiência, e a chefe da família ser uma mulher. A obra foi feita por uma empresa de Pelotas, vencedora da licitação, o que gerou trabalho e renda na cidade e fez a economia local girar.

Tags

módulos sanitários, investimento, dignidade, Avançar na Habitação

Carregando 0%
Carregando 0%