A unidade conta com estrutura qualificada e moderna para o descarte adequado de resíduos

Prefeita entrega novo Ecoponto Gotuzzo

A unidade conta com estrutura qualificada e moderna para o descarte adequado de resíduos
Por Luana Medeiros 12-04-2024 | 18:31:23
Tags: Ecoponto , preservação ambiental , Sanep , Prefeitura de Pelotas

 

Ter espaços adequados para o descarte correto de resíduos auxilia na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável do município. Pensando nisso, o Sanep inaugurou o novo Ecoponto Gotuzzo nesta sexta-feira (12). A prefeita Paula Mascarenhas esteve presente na entrega da nova unidade, que oferece uma estrutura qualificada e moderna aos moradores do Fragata para o descarte de diversos materiais, como entulhos de construção civil, móveis, pneus, podas e galhos, eletroeletrônicos e recicláveis.     

Sanep inaugura novo Ecoponto no Fragata. Fotos: Gustavo Vara.
“Estou muito feliz e emocionada com a entrega desse Ecoponto. Aqui tem mais do que saneamento, tem empatia, tem cuidado e respeito, tem trabalho coletivo e gestão pública de qualidade. Essa entrega mostra os dois pilares fundamentais do nosso governo, capricho e carinho com os cidadãos. Um local lindo e inovador para o descarte correto de resíduos, tornando a nossa cidade cada vez melhor para se viver”, afirmou Paula.

O Ecoponto Gotuzzo destaca-se das demais unidades gerenciadas pela autarquia por ser o primeiro a disponibilizar os Postos de Entrega Voluntária (PEVs), estrategicamente localizado na entrada do Ecoponto. O local recebe resíduos recicláveis, em pequena quantidade, todos os dias da semana, inclusive, fora do horário de funcionamento. Além disso, a estrutura também possui uma plataforma de descarga, projetada para facilitar o acesso dos veículos à unidade, simplificando e agilizando o processo de descarte dos resíduos de obras e podas em geral. 

Com investimento de R$ 400 mil, com recursos próprios do Sanep, o Ecoponto foi idealizado com foco na sustentabilidade, visando à construção limpa e eficiente, com redução significativa de processos e etapas. O espaço, com dois mil metros quadrados, foi construído em apenas três meses, utilizando contêineres reciclados para o escritório e recepção, banheiros, almoxarifado e outras instalações, contribuindo para a economia de recursos e materiais. Além disso, a nova unidade representa um modelo de referência para futuros Ecopontos da cidade, permitindo adaptações conforme as necessidades de cada local.

“O sol não apareceu, mas sem dúvida é um grande dia para a entrega do Ecoponto Gotuzzo. Esse espaço, diferentemente dos outros, foi pensado do zero, como um Ecoponto que a gente entende ser o ideal. Os PEVs vão funcionar 24 horas por dia, para que a população tenha condições de entregar os seus resíduos, ajudando a combater os descartes irregulares e também promovendo a reciclagem desses materiais”, destacou a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina.

Para o morador Roberto Santos, que vive há mais de 45 anos no Fragata e acompanhou de perto a obra do novo Ecoponto, a inauguração representa a solução para o descarte responsável de resíduos e também uma oportunidade de contribuir ativamente para a preservação do meio ambiente. “Eu nunca tinha visto um Ecoponto igual a esse, é um projeto de primeiro mundo. Com certeza, é uma conquista para toda a comunidade. Até já separei as embalagens e garrafas plásticas para descartar no Ecoponto”, disse.

Como funciona

O Ecoponto Gotuzzo está situado na rua Machado de Assis, próximo ao reservatório da rua Epitácio Pessoa. Funciona de segunda-feira a sábado, das 8 às 12h e das 13 às 17h. O limite diário de descarte por pessoa é de um metro cúbico de materiais, equivalente, em volume, a uma caixa d’água de mil litros, por exemplo. A unidade é a quinta a ser entregue pela autarquia. Desde que assumiu a gestão dos Ecopontos em 2021, o Sanep requalificou e entregou à comunidade os Ecopontos JK, Balsa, Cerquinha e Laranjal.

O que pode ser descartado no Ecoponto

Materiais recicláveis, tais como plástico, vidro, papel, papelão, espelhos, metais e isopor; resíduos provenientes da construção civil, como tijolos, concreto, terra, madeira, forros e argamassa; equipamentos eletroeletrônicos de linha branca (geladeira, fogão, televisão, monitor e impressora), resíduos resultantes do manejo de vegetação e jardinagem, como podas e supressão, itens volumosos desmontados (móveis, sofás, armários, guarda-roupas, mesas e colchões), pneus e óleo de cozinha saturado.

Materiais que não devem ser descartados no Ecoponto

Materiais orgânicos; resíduos biológicos, como medicamentos, seringas, agulhas, curativos e animais mortos, resíduos químicos e industriais, incluindo embalagens e resíduos de agrotóxicos, lâmpadas, pilhas e baterias.

Notícias Relacionadas

Prefeitura mobiliza frentes de trabalho em pontos de contenção

Prefeitura mobiliza frentes de trabalho em pontos de contenção

Servidores do Sanep recebem capacitação sobre assédio no trabalho

Servidores do Sanep recebem capacitação sobre assédio no trabalho

Trabalho emergencial funciona e evita inundação na Z3

Trabalho emergencial funciona e evita inundação na Z3

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência