Entrega dos contratos e carnês aos moradores foi feita nesta quarta-feira

Prefeita entrega regularização do loteamento Clara Nunes

Entrega dos contratos e carnês aos moradores foi feita nesta quarta-feira
Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 21-07-2021 | 16:15:22
Tags: regularização , loteamento clara nunes

Com colaboração de Marina Amaral

As 194 famílias do loteamento Clara Nunes, no bairro Areal, estão muito próximas de deixar de ser posseiras e se tornar proprietárias de seus terrenos. Os moradores já podem cumprir a última etapa para receber as escrituras, único documento que garante a propriedade dos imóveis, sem o qual não há segurança jurídica. A entrega dos contratos e carnês começou na manhã desta quarta-feira (21). Sete documentos foram entregues a famílias da localidade pela prefeita Paula Mascarenhas. O vice-prefeito Idemar Barz e o secretário de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), Ubirajara Leal, também participaram do ato simbólico.

A regularização, segundo Paula, é longa e complexa, mas é uma iniciativa que dá muita honra de poder realizar. O processo não é como uma obra visível, como a requalificação de uma via, por exemplo, que pode ser enxergada pela população. No entanto, é capaz de transformar vidas, uma vez que atinge diretamente as famílias e traz qualidade de vida.

“É um projeto que a gente considera prioritário, pois traz dignidade às famílias, além de levar segurança e a tranquilidade de ter um imóvel no seu nome, além da sensação de ser proprietário. É uma política pública de alto alcance popular”, frisou a prefeita.
Foto: Gustavo Vara

Dez moradores receberam os documentos em casa. Concomitantemente, no CTG Negrinho do Pastoreio, a equipe da SHRF deu continuidade à entrega. Apesar do frio, a fila precisou ser na rua, para evitar aglomerações e a propagação do coronavírus, o que não chegou a ser um problema para quem, agora, já é quase proprietário do seu lote.

Os vereadores Paulo Coitinho (Cidadania), Michel Promove (PP) e Marcos Ferreira - Marcola (PTB), representando o Poder Legislativo, acompanharam a entrega dos contratos às famílias do loteamento Clara Nunes.

Quem recebeu em mãos

O primeiro local visitado pela gestora municipal foi a Escola Estadual Professora Lelia Romanelli Olmos. A instituição de ensino conta com 173 alunos matriculados, divididos em turmas que vão até o 5º ano do Ensino Fundamental. Ao receber o contrato, a diretora Alma Cristina Pinto comemorou: “Nós buscamos muito tempo por isso e que bom que chegou.”

Carine da Silveira, que também recebeu o documento de escritura das mãos da prefeita, mora na localidade há quatro anos. “Esse bairro é muito bom para a gente. Eu não pretendia sair daqui e, agora, com o contrato, não saio mesmo”, afirmou. 

Já a Ceura da Silva, diferentemente de Carine, é residente do Clara Nunes há mais tempo. Dos seus 60 anos de idade, foram 31 vividos no loteamento. Nascida no dia 30 de julho, agradeceu a Paula Mascarenhas pelo, considerado por ela, presente de aniversário antecipado. 

Também receberam a visita da chefe do Executivo municipal, com os contratos e carnês dos seus respectivos imóveis, Claiton Antônio Lemos Corrêa e Daniela Vergara Corrêa, Caroline Vergara Corrêa e Maiander Lemos Barcelos, Gilberto Pereira e Santa Zilda de Souza Pereira, e a patroa do CTG Negrinho do Pastoreio, Veci Pettiz Ribeiro.

Fotos: Gustavo Vara

Venda dos lotes

Por questões legais, a Prefeitura não pode doar os terrenos. É preciso que sejam vendidos. Porém, é atribuído um valor simbólico, equivalente a 4 URM que, atualmente, corresponde a R$ 575,28. O valor pode ser dividido em oito parcelas de R$ 71,91. 

Sendo assim, a partir de agora, os moradores devem pagar o carnê, levar os recibos até a SHRF e retirar a autorização de escritura. Com a escritura na mão e com o loteamento regular, com documentos que comprovam a propriedade de cada um que hoje possui apenas a posse, acabam as incertezas e insegurança vividas por muitas famílias, há mais de 50 anos, quando os primeiros moradores chegaram ao local.

Regularizações

A última entrega de regularização realizada pela prefeitura foi no Anglo no fim de maio. O loteamento Clara Nunes foi o segundo local, depois do início da pandemia do coronavírus, por uma questão de segurança da equipe e dos moradores. As entregas seguem os protocolos, com o uso de máscaras e distanciamento.

Notícias Relacionadas

Mais 31 famílias atingidas pela enchente receberão novos imóveis

Mais 31 famílias atingidas pela enchente receberão novos imóveis

Cadastro socioeconômico já foi feito por 77 famílias

Cadastro socioeconômico já foi feito por 77 famílias

Prefeito Marroni comemora parceria com o Governo Federal para a construção de 250 novas casas do MCMV

Prefeito Marroni comemora parceria com o Governo Federal para a construção de 250 novas casas do MCMV

Equipe técnica da Prefeitura cadastra moradores do Passo dos Negros

Equipe técnica da Prefeitura cadastra moradores do Passo dos Negros