Encontro foi realizado com equipes da Defesa Civil Nacional e Municipal, além da Secretaria de Planejamento e Gestão
Por Carol Quincozes 04-12-2024 | 17:16:55
A prefeita Paula Mascarenhas reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (4), com membros da Defesa Civil Municipal e Nacional, além de integrantes da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), no Paço Municipal, para discussão sobre meios de recuperação da estrada do Pontal da Barra no Laranjal. A via foi atingida pelas enchentes de maio, recebendo, posteriormente, intervenções temporárias para viabilizar o acesso ao local. A gestora e as equipes decidiram pela ampliação na via do enrocamento (estrutura de pedra que serve para proteger taludes e canais de efeitos erosivos e solapamentos causados por água ou ventos). O projeto já foi protocolado e o investimento deve chegar a R$ 2,5 milhões.
Conforme a chefe do Executivo, o enrocamento provisório se mostrou eficiente e, a partir disso, o processo seria estendido por todo o percurso de 1,7 quilômetro da estrada. “Após o diálogo e avaliação técnica com as equipes, alteramos o projeto inicial, tornando-o mais simples, porém com maior probabilidade de ser aprovado pelo governo federal. O projeto irá garantir que enchentes não destruam a estrada e não prejudiquem os habitantes daquela região, que concentra tantas características de valor ambiental, econômico, turístico e social", afirmou Paula.
Em março deste ano, a prefeita Paula Mascarenhas fez a entrega da estrada que liga o Pontal da Barra ao balneário Valverde, após a destruição provocada pela enchente de setembro de 2023. A obra de requalificação custou R$ 675,9 mil, viabilizada com recursos da Defesa Civil Estadual e emendas impositivas de vereadores.
Participaram da reunião o coordenador da Defesa Civil no Município, Eduardo Tejada; a coordenadora de Transparência e Controle Interno, Tavane Krause, e a chefe de Gabinete, Kelli Baum.