ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Prefeita orienta sobre início da vacinação para idosos

Paula anuncia drive-thru para imunizar idosos e distribuição de senhas para quem procurar UBSs e não conseguir se vacinar

10-02-2021 | 16:23:49

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, no começo da tarde desta quarta-feira (10), a prefeita Paula Mascarenhas falou sobre a vacinação dos idosos e de profissionais de saúde contra Covid-19 em Pelotas. A gestora anunciou o sistema drive-thru, para imunização de pessoas com mais de 85 anos, e distribuição de senhas para facilitar o acesso para aqueles que, incluídos nessa faixa etária, forem até as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

"Hoje é um dia importante. Dia que iniciamos a vacinação dos nossos idosos. É uma ótima notícia, que está provocando muita ansiedade e isso causa aglomeração. É natural, mas não podemos perder a tranquilidade e precisamos manter os cuidados como o distanciamento controlado", afirmou Paula. 

A prefeita explicou que não há doses suficientes para imunizar todos os idosos e profissionais da saúde, neste momento, mas que, desde o início da campanha, o governo estadual tem enviado periodicamente novos lotes, garantindo a imunização contínua.

Senhas

Paula anunciou a distribuição de senhas para os idosos, com mais de 85 anos, que foram até as sete UBSs. "As pessoas não perderão sua prioridade. A que tiver mais de 85 anos sempre será prioritária, poderá receber a vacina em outro momento, até porque não há doses para todos. A distribuição de senhas é para evitar aglomerações", destacou a prefeita.

Drive-thru

A prefeita também ressaltou a ação de imunização volante prevista para sábado (13), das 9h às 17h, no estacionamento da Reitoria do IFSul, localizada na rua Gonçalves Chaves. A gestora informou que, durante oito horas ininterruptas, seis equipes estarão vacinando, simultaneamente, os idosos com mais de 85 anos. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizará, no dia, 500 doses contra Covid-19. Também haverá distribuição de senhas para evitar a formação de fila de veículos nas proximidades do local.

"As pessoas que forem ao drive-thru também precisarão ter paciência, já que o atendimento pode levar entre cinco e 10 minutos para ser realizado, pois os idosos terão que conversar com os profissionais de saúde, repassar informações, antes de receber a vacina", explicou a prefeita.

Balanço

Paula lembrou que a cobertura vacinal da primeira dose contra a Covid-19 iniciou-se com os trabalhadores da linha de frente da pandemia e, agora, já alcançou os profissionais de saúde de 18 a 60 anos (técnicos e auxiliares de Enfermagem e enfermeiros). Ela ainda falou sobre a expectativa de estender a imunização, ainda nesta semana, conforme as doses disponíveis, aos médicos, fisioterapeutas e odontólogos de 18 a 60 anos. 

A prefeita salientou que os idosos acamados, cadastrados no site da Prefeitura, também começaram a ser imunizados nesta quarta-feira. A SMS tem quatro equipes volantes, responsáveis pela aplicação domiciliar no idoso e no cuidador.

"Quem não entrar nessa leva, entrará na próxima. Não temos agora para todos, mas amanhã, depois de amanhã vamos ter. E, assim, vamos chegar a vacinar toda a nossa população", concluiu.

Prefeita anunciou distribuição de senhas nas UBSs e drive-thru , além de conversar com vereadores - Fotos: Michel Corvelo

Vereadores

No final da manhã desta quarta-feira, a prefeita reuniu-se com vereadores para abordar sobre a grande procura pela vacinação dos idosos de mais de 85 anos nas UBSs. 

Acompanhada da secretária municipal de Saúde, Roberta Paganini, e do secretário de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, a prefeita explicou a logística traçada para esta primeira etapa de imunização dos idosos e pediu para que os vereadores tranquilizem a comunidade, garantindo que todos os idosos das faixas prioritárias serão imunizados. "Foi bom conversarmos para esclarecer algumas dúvidas. Surgiram sugestões importantes, que nós acatamos, como a distribuição de senhas, além da vacina pelo drive-thru que já tínhamos organizado para o próximo sábado", disse a prefeita.

Participaram da reunião, no Salão Nobre da Prefeitura, os vereadores Jair Bonow (PP), Michel Promove (PP), Jurandir Silva (PSOL), Cesinha (PSB), Belezinha (PSD), Márcio Santos (PSDB) e Marcola (PTB). Também acompanharam o encontro o assessor especial de Relações Institucionais, Henrique Pires, e o integrante do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Guilherme Belletti.  

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

saúde, coronavírus, vacina, vacinação, idosos, prefeita, live, Pelotas, Covid-19

Carregando 0%
Carregando 0%