Evento reuniu profissionais e especialistas para debate e relatos de experiências sobre o tema

Prefeita participa de seminário sobre dez anos do Centro de Atendimento ao Autista

Evento reuniu profissionais e especialistas para debate e relatos de experiências sobre o tema
Por César Soares 03-04-2024 | 17:15:38
Tags: Autismo, palestra, dez anos, Centro de atendimento ao Autista, TEA

A prefeita Paula Mascarenhas e secretários municipais acompanharam, nesta quarta-feira (3), a abertura do Seminário que integra a programação dos dez anos do Centro de Atendimento ao Autista Danilo Rolim de Moura (CAA) e também as atividades da 11ª Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo

Evento no auditório Dom Antônio Zattera/UCPel. Fotos: Gustavo Vara.

Após a apresentação inicial com o cantor Marquinhos Brasil, as falas das autoridades destacaram a relevância da luta pela manutenção das conquistas e ampliação dos serviços voltados ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Chefe do Executivo ressaltou parte da história dessa conquista desde os primeiros encontros até a consolidação do espaço do CAA. "Ainda quando candidata à vice de Eduardo Leite fiquei muito impactada com as demandas deste tema e ficava pensando se conseguiríamos dar alguma resposta àquelas mães, mas apesar das dificuldades vemos tudo o que conseguimos: uma resposta de construção coletiva de parceria, colaboração, confiança, respeito mútuo e hoje estamos aqui comemorando os dez anos do Centro. Uma conquista de todos", enalteceu Paula.

A secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira, reiterou que toda a solidificação do processo de inclusão se deu desde 2003, quando o Município criou o Centro Atendimento e Pesquisa em Tecnologias de Aprendizagem (Capta). "Esse setor criou um processo de inclusão diferenciado que não inclui somente no espaço mas também na aprendizagem. E pra isso nós precisamos de políticas públicas que transcendem os limites do município, ações das demais esferas de governo e o compromisso da inclusão é da Educação, mas é também da Saúde, da Assistência Social, da Segurança Pública e de todos os cidadãos e setores da sociedade", observou Adriane.

O seminário, além de integrar as programações comemorativas, propõe reflexões e conscientização sobre o autismo, o que busca construir uma Pelotas cada vez mais inclusiva e acessível, alinhada ao tema “Valorize as capacidades e respeite os limites”. As atividades propostas são uma realização conjunta da prefeitura, através da secretaria municipal de Educação e desporto, e do Centro de Atendimento ao Autista, com parceria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Associação de Amigos, Mães e Pais de Autistas e Relacionados com Enfoque Holístico (Amparho) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (Nepca). A palestra de abertura foi conduzida pelo professor, médico e doutor em Genética Gilberto de Lima Garcias, com o tema "Algumas respostas sobre o aumento da prevalência do TEA".

Também participaram da abertura a Pró-reitora Acadêmica, Moema Chatkin; representante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Cognição e Aprendizagem da UFPel, Ana Treptow; a diretora do Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura, Débora Jacks; o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades, Michel Ribeiro e a presidente da Amparho, Eliane Bitencourt. Acompanhando a prefeita estiveram os secretário municipais de Segurança, José Dourado, e de Assistência Social, Tiago Bündschen.

Notícias Relacionadas

Inscrições para a PND abrem na próxima segunda-feira

Inscrições para a PND abrem na próxima segunda-feira

Marroni participa da abertura do Robopel 213

Marroni participa da abertura do Robopel 213

SME entrega certificados de conclusão do curso de gestão

SME entrega certificados de conclusão do curso de gestão

SME sedia seminário sobre Leitura e Escrita na Educação Infantil

SME sedia seminário sobre Leitura e Escrita na Educação Infantil