
Prefeita saúda participantes da Taça Cidade de Pelotas de Karatê
A prefeita Paula Mascarenhas esteve, na manhã deste sábado (16), no Ginásio Karosso, onde está sendo realizada a competição Taça Cidade de Pelotas de Karatê, evento da Federação Gaúcha de Karatê, contemplado com recursos do Pró-Esporte municipal. O campeonato tem caráter estadual e reúne 127 competidores de 13 municípios do Rio Grande do Sul. Os participantes têm entre seis e 60 anos de idade, e parte deles são pessoas com deficiência.
Fotos: Michel Corvello
A chefe do executivo municipal avalia que o Karatê é um esporte importante na cidade e que se orgulha por Pelotas ser “uma cidade que valoriza o esporte, a inclusão social e o desenvolvimento humano. Pelotas está de portas abertas aos atletas, treinadores e suas famílias”, ela também destacou a seleção democrática para concessão dos recursos do Pró-Esporte. A Prefeita também fez o sorteio de dois pares de luvas entre os participantes.
A secretária da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Adriane Silveira, avalia que o Pró-Esporte democratiza o acesso a recursos públicos, pois é uma seleção aberta que contribui com o desenvolvimento de atividades esportivas e com a inclusão social. Além disso, ela lembra que esse movimento incentiva o turismo local, com a atração de pessoas de outras cidades que visitam e consomem em Pelotas.
O organizador do evento, Ilton Marques, afirmou que as artes marciais contribuem com o crescimento dos praticantes, que desenvolvem disciplina e respeito, valores que são levados para a vida. Com o esporte as crianças e adolescentes também aprendem a lidar com as emoções, pois tanto vitórias quanto derrotas, exigem maturidade para serem vividas, ponderou.