ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Administração e Recursos Humanos

Prefeita visita curso para reeducandos do Mão de Obra Prisional

Sete integrantes do projeto de ressocialização participaram da capacitação, que visa prepará-los para a execução segura de atividades em altura

28-05-2021 | 13:30:59

A prefeita Paula Mascarenhas visitou, nesta sexta-feira (28), a sede da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh), onde ocorreu a capacitação para reeducandos do Mão de Obra Prisional (MOP), projeto ligado ao Pacto Pelotas pela Paz. Sete apenados receberam instruções para realizar atividades em locais elevados, acima de dois metros, com segurança, a partir da Norma Regulamentadora 35 (NR 35), que estabelece requisitos mínimos para o trabalho em altura. Os secretários da Sarh, William, Sottoriva, e o de Obras e Pavimentação (Smop), Giovan Pereira, também acompanharam a visita.

Paula demonstrou felicidade e satisfação com a capacitação oferecida aos ressocializandos e salientou a importância deles para a sociedade. 

“Nós temos muito orgulho do desenvolvimento do MOP aqui na cidade. Esse trabalho é modelo e já foi premiado pela tamanha importância que possui. Preocupamo-nos com a qualificação e a segurança de nossos trabalhadores e queremos prepará-los para o mercado de trabalho. Todos ganham com o trabalho que vem sendo feito aqui”, destacou.

A prefeita esteve na sede da Sarh e conversou com os sete reeducandos do Mão de Obra Prisional que participaram do curso. Fotos: Gustavo Vara

Durante a aula, a técnica de Segurança do Trabalho do Município, Denise Dodke, explicou sobre os procedimentos para executar - com segurança - atividades consideradas de risco para a integridade física dos trabalhadores; como realizar a Análise Preliminar de Riscos (APR); como e quais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); acessórios e sistemas de ancoragem; e o modo de agir em caso de emergência. Também foram apresentadas explicações sobre os direitos e deveres de empregados e empregadores.  

Todos os frequentadores do curso receberão certificados de participação, que terá carga horária de oito horas.

Atuação do MOP

Os ressocializandos do MOP atuam em atividades desenvolvidas em diversas secretarias municipais, como na pasta de Obras e Pavimentação. O secretário Giovan Pereira destacou a gratidão sentida ao ver o trabalho sendo executado de maneira eficaz e com muito comprometimento de parte dos integrantes do projeto.

Após a conclusão do curso, a equipe do MOP será responsável pela limpeza e pintura da parte interna do teto do Paço Municipal.

Tags

mão de obra prisional, pacto pelotas pela paz, ressocialização de apenados, capacitação, cursos

Carregando 0%
Carregando 0%