Antigo lixão de Pelotas, local gerido pelo Sanep está em processo de recuperação da área degradada
Por João Pedro Macedo 19-12-2024 | 17:53:47
A prefeita Paula Mascarenhas visitou o aterro Colina do Sol do Sanep, nesta quarta-feira (18), na Colina do Sol, zona norte de Pelotas. O local, que era o antigo lixão de Pelotas, hoje é um aterro concluído e licenciado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), que está em processo de recuperação de área degradada para a construção de um parque futuramente, entre dez e 20 anos.
O processo de recuperação começou há mais de 20 anos, porém, os resíduos sólidos de Pelotas ainda eram transportados para o aterro até 2012. A chefe do Executivo ficou impressionada com a beleza do local e destacou o trabalho do Sanep no cuidado com o aterro.
“Eu queria conhecer essa área há muito tempo e não podia terminar meu mandato sem vir aqui. É inacreditável o que aconteceu aqui nestes anos todos, não é à toa que estamos entre os dez municípios brasileiros mais bem estruturados na questão do tratamento de resíduos sólidos. Nós temos, provavelmente, o único aterro do País tratado e licenciado, com um trabalho de coleta seletiva em 100% na cidade, coleta residencial em 75% da zona rural e usina de reciclagem de óleo. Índices que colocam Pelotas como uma cidade diferenciada no quesito”, afirmou a gestora.
Conforme o engenheiro responsável do Sanep, Édson Plá, Pelotas tem a melhor estação de transbordo do estado no aterro. O servidor ainda falou sobre o orgulho de fazer parte deste trabalho. "Quem não conhece o aterro, jamais imaginaria que aqui já foi um lixão. Essa área, que o Sanep junto com a Prefeitura, tem trabalhado para transformá-la em um local plenamente recuperado e seguro ambientalmente, com toda certeza é um motivo de orgulho para Pelotas”, disse.
Após conhecer os principais pontos do aterro, ao fim da visita, a prefeita cumprimentou os servidores que estavam trabalhando no local durante a vistoria.