A intervenção realizada no bairro Bom Jesus é voltada ao bem-estar de crianças de zero a seis anos
23-01-2023 | 16:07:57
A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou nesta segunda-feira (23) o início do trabalho de construção de calçadas lúdicas em frente às escolas de Ensino Fundamental Saldanha da Gama e de Ensino Infantil Nelson Abott, localizadas no bairro Bom Jesus. As intervenções contemplam a execução de calçadas lúdicas em concreto com mobiliário urbano e paisagismo. O projeto integra a Rota da Primeira Infância que unirá as escolas ao Microparque Arvoredo.
No local, Paula conheceu as estratégias de drenagem utilizadas pela empresa responsável pela obra, que teve início no dia 13 de janeiro, com investimento de R$ 196,4 mil, vindo de emenda parlamentar do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB). O espaço sediará a primeira Rota da Primeira Infância que integra o eixo de Urbanismo do Pacto Pelotas pela Paz e é desenvolvida no âmbito da Rede Urban95.
Também participaram da visita o deputado federal Daniel Trzeciak, a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Roig, e a secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira.
O Programa Rotas da Primeira Infância promove ações de Urbanismo Tático, que visam qualificar a acessibilidade, segurança e conforto nos espaços públicos para bebês, crianças e seus cuidadores, maximizando a frequência, a qualidade e a intensidade de interações positivas entre eles.
As ações têm como foco as escolas de Educação Infantil e o trajeto destas até as áreas verdes, UBSs e Cras em seu entorno. A iniciativa integra a Rede Brasileira Urban95 para promover, desenvolver e fortalecer programas e políticas públicas voltadas ao bem-estar e qualidade de vida das crianças de zero a 6 anos de idade.
As intervenções ajudam as cidades a promover mudança de comportamento, promovendo interações parentais positivas, hábitos saudáveis; aumentar o acesso e o uso dos serviços que as famílias precisam; e reduzir o estresse nos cuidadores e da violência da primeira infância. Para construção dos projetos de intervenção urbana, são realizadas escutas com as crianças, equipes e cuidadores nos territórios