Medida considera o comprometimento do sistema de drenagem urbana nas últimas chuvas e a urgência de ações para proteger a cidade

Prefeito assina decreto emergencial para prevenção de alagamentos

Medida considera o comprometimento do sistema de drenagem urbana nas últimas chuvas e a urgência de ações para proteger a cidade
Por Matheus Cabistany 07-04-2025 | 08:31:27
Tags:

Passa a valer a partir desta segunda-feira (7) o Decreto nº 7.013/2025, assinado pelo prefeito Fernando Marroni, que estabelece situação de emergência no município, tendo em vista a urgência de ações preventivas e protetivas diante de chuvas intensas. A medida considera o colapso no sistema de drenagem em pontos da cidade durante os últimos eventos climáticos adversos, além dos danos causados à infraestrutura, mobilidade urbana, segurança pública e saúde da população. 

(Assinatura do decreto de emergência. Foto: Volmer Perez/Secom)

Para o chefe do Executivo, o decreto de emergência assegura à Prefeitura uma intervenção mais contundente em futuros temporais. “A cidade mostrou nos últimos dois eventos de chuva que não tem a capacidade de escoamento adequada. Mobilizamos todos os equipamentos da Prefeitura e não conseguimos dar vencimento. A drenagem urbana está completamente comprometida. Por isso, estamos assinando preventivamente este decreto, que nos possibilita uma atuação mais forte para evitar que a cidade possa sofrer uma calamidade”, explicou Marroni.

O documento autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob gerência da Secretaria de Defesa Civil nas ações reativas aos eventos climáticos. O secretário da pasta, Milton Martins, avalia ser necessária a ampliação da capacidade de resposta do município em face dos impactos das últimas precipitações em Pelotas. “A nossa missão é proteger a vida. E para isso constatamos a necessidade de ampliar a frequência e intensificar as ações de limpeza de caixas, travessias e canais de micro e macrodrenagem, que estão assoreados. Precisamos de uma cidade mais previsível e vamos trabalhar de forma integrada, com Sanep e as secretarias de Serviços Urbanos e de Governo, para atender essa demanda urgentemente”, destacou. 

Com o decreto em vigor, é dispensada a licitação para aquisição de equipamentos e obras relacionadas ao atendimento da situação de emergência, desde que sejam concluídas no prazo de um ano. Assim, os processos de contratação de equipes e maquinários para auxiliar nos serviços de desobstrução de bueiros, valetas e canais serão agilizados, o que possibilita reforçar as intervenções de drenagem do Sanep e da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), representados no ato de assinatura pelo diretor-presidente Ellemar Wojahn e o secretário Mateus Consen, respectivamente. A secretária de Governo Miriam Marroni também esteve presente.

Notícias Relacionadas

Prefeito conhece autores das fotos dos cartões-postais

Prefeito conhece autores das fotos dos cartões-postais

Michele Reinhardt é a secretária de Administração

Michele Reinhardt é a secretária de Administração

Prefeito assina contrato para construção de novo centro esportivo comunitário no Parque do Obelisco

Prefeito assina contrato para construção de novo centro esportivo comunitário no Parque do Obelisco

Prefeito Marroni cumpre agenda em Brasília nesta semana

Prefeito Marroni cumpre agenda em Brasília nesta semana