ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento Rural

Prefeito recebe interessados no Consórcio de Inspeção da Zona Sul

Empreendedores dão sequência às articulações em reunião na Secretaria de Desenvolvimento Rural

Por Tânia Magalhães 09-01-2025 | 10:55:00

Nesta semana, o prefeito Fernando Marroni recebeu empreendedores de agroindústrias e abatedouros locais interessados na adesão de Pelotas ao Consórcio Público do Extremo Sul (Copes), cujo projeto foi arquivado no Poder Legislativo em dezembro de 2024. O chefe do Executivo comprometeu-se no envio de mensagem à Câmara, para avaliação e aprovação dos vereadores a curto prazo. O Consórcio permite a comercialização da produção de origem animal do município nas 23 cidades que integram a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul).

Empreendedores pedem apoio para tramitação do projeto - Fotos: Divulgação/SDR

Em prosseguimento às tratativas e para pedir apoio para o bom andamento dos processos dos empreendimentos, representantes de agroindústrias e abatedouros reuniram-se com o secretário de Desenvolvimento Rural, Anderson Fernandes Schimidt, e com a coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à SDR, Ângela Cabana. A ideia é agilizar a adesão de Pelotas ao Consórcio, com a finalidade de ampliar o âmbito de comercialização dos produtos de origem animal, garantindo mais ingresso de renda para os fabricantes, maior possibilidade de geração de postos de trabalho e aumento da própria produção.

A criação do Consórcio foi oficializada no ano passado em encontro da Azonasul. Os municípios da região que aprovaram a lei, à exceção de Pelotas, já estão se beneficiando da unificação das legislações, dos instrumentos de inspeção e da fiscalização, além das vendas dos produtos entre eles.

Pelotas, atualmente, conta com 34 agroindústrias e quatro abatedouros licenciados pelo SIM.

Tags

consórcio de inspeção, abatedouros e agroindústrias, projeto, câmara de vereadores

Carregando 0%
Carregando 0%