ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

Prefeitura abre inscrições para Dia do Patrimônio

Nesta quinta (8) ocorre a primeira Conversa do evento que será realizado em 13, 14 e 15 de agosto com o tema: “Memórias culturais: revisitando modos de ser e de viver”

Por Ascom 08-07-2021 | 14:26:56

O Dia do Patrimônio 2021 será realizado nos dias 13, 14 e 15 de agosto, pelo segundo ano consecutivo totalmente virtual, devido à pandemia do novo coronavírus, e nesta edição terá o tema “Memórias culturais: revisitando modos de ser e de viver”. Nesta quinta-feira (8) começa o período de inscrições para quem quiser participar com alguma atividade relacionada a patrimônio cultural (música, teatro, dança, bate-papos etc.). A ficha de inscrição deve ser solicitada pelo e-mail: diadopatrimonio.pelotas@gmail.com. Às 19h ocorre a primeira Conversa do Dia do Patrimônio, no canal da Secretaria de Cultura (Secult), pelo Youtube.

Na Conversa desta quinta, o turismólogo e mestrando em Antropologia pela UFPel, Pierre Chagas, apresentará ao vivo o seu trabalho “Lembranças do Dia do Patrimônio”. O público poderá interagir pelo chat, com intermediação da coordenadora do Dia do Patrimônio, Diele Thomasi. 

Divulgação/Secult. 

As Conversas do Dia do Patrimônio serão realizadas sempre às quintas-feiras, pelo mesmo canal

Sobre o tema desta edição

Diele recorda que o Patrimônio Cultural se constitui no conjunto de bens materiais e imateriais que fazem parte da cultura, e a memória possibilita preservar, através dos tempos, o processo de construção desta identidade cultural. Assim sendo, a memória cultural - constituída por heranças simbólicas materializadas ou não em monumentos, documentos, ritos, celebrações, objetos, textos, escrituras, entre outros, e que possui caráter dinâmico, tanto que um perfume, um cheiro ou um sabor pode nos fazer voltar aos tempos de nossos avós - nos permite construir uma imagem narrativa de infinitos modos de ser e de viver.

Segundo a coordenadora do evento, “as memórias são como as lembranças, quase sempre imprecisas, carregadas de afeto e apreço, são a herança que uma cultura deixa para seus membros, através das experiências do cotidiano, das vivências e da oralidade ou mesmo de forma institucionalizada, como as gerações entram em contato com aspectos formadores de sua cultura”.

O processo de seleção das memórias a serem compartilhadas é fortemente influenciável, tanto pelas suas características afetivas quanto pelo seu poder político e transformador, é através das memórias de um povo que sua história é escrita e eternizada através dos tempos. 

Pelotas, rica em história e cultura, ao resgatar as memórias de seu povo, os saberes e fazeres, suas lendas e contos, pode lançar um olhar mais apurado e crítico para o processo de construção de sua memória cultural.

Tags

dia do patrimônio, inscrições, virtual, conversas do dia do patrimônio, memória

Carregando 0%
Carregando 0%