Após período de matrícula, Município trabalha para minimizar problemas relacionados à infraestrutura das escolas e déficit de funcionários e professores
Por João Pedro Macedo 18-02-2025 | 14:52:53
Após mais de um mês de mandato, a Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Educação (SME), trabalha para minimizar os impactos identificados na rede pública municipal de ensino. Com todas as crianças que foram inscritas matriculadas, a SME foca seus esforços nas questões de infraestrutura das escolas e de recursos humanos.
O secretário de Educação, Mauro Del Pino, afirma que a SME, junto à Secretaria de Administração e Recursos Humanos, está ativa em relação à chamada de concursados, tendo divulgado três editais de nomeações neste início de mandato. Além disso, a Prefeitura de Pelotas também encaminhou projeto de contratos emergenciais à Câmara de Vereadores, para suprir a demanda necessária do quadro de professores e funcionários.
Com relação à infraestrutura das escolas, o Município, em ação colaborativa entre SME e Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), trabalha no roçado das instituições. Somada à ação de zeladoria, a Secretaria trabalha com um calendário de prioridades para que o setor de Manutenção das Escolas possa realizar os devidos reparos nos educandários.
Atualmente, o município conta com três escolas esperando a conclusão de obras em sua infraestrutura: a Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) Osvaldo Cruz, prevista para retornar na próxima quinta-feira (20), e as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei) Bernardo de Souza e João Guimarães Rosa, ambas com retorno previsto em março.