
Prefeitura articula vinda da Carreta da Saúde no Outubro Rosa
“Durante todo o ano e de forma mais incisiva neste mês, Outubro Rosa, a Prefeitura toma a frente de grandes iniciativas de defesa da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Estamos em tratativas com o Ministério da Saúde, para que a Carreta da Saúde se instale em Pelotas. Queremos ampliar o acesso de mulheres aos exames oferecidos nos consultórios, garantindo-lhes cuidados essenciais para uma vida plena e com qualidade.” As afirmações são do prefeito Fernando Marroni, anunciando que, para informar a vinda da Carreta ao município, faltam somente ajustes de datas com a esfera federal.

Carreta tem consultórios - Foto: Divulgação
De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Vera Neto, o local onde se instalará a Carreta ainda está em processo de definição. O objetivo é que seja estratégico para atender o maior número possível de mulheres que estão no período de realizar os exames oferecidos - mamografia, coleta citopatológica (papanicolau), biopsias e ultrassom.
A estrutura da saúde é uma carreta com consultórios, como a do Agora Tem Especialistas, que percorre o país. A meta da Prefeitura é que fique 30 dias na cidade, para que a cobertura seja ampla. Independentemente dessa iniciativa, o Município tem participado das programações de diversos segmentos da sociedade, alusivas ao Outubro Rosa, fortalecendo o reconhecimento pela luta dos poderes públicos, instituições, entidades e população contra os cânceres que podem se desenvolver nas mulheres.